quarta, 17 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
12/05/2024 12h39

15ª missa estadual da Mãe Negra acontece em Capivari de Baixo no próximo domingo (19)

A celebração refletirá sobre a evangelização a partir da realidade do povo negro do Brasil
15ª missa estadual da Mãe Negra acontece em Capivari de Baixo no próximo domingo (19)

A Pastoral Afro-Brasileira Família celebrará no próximo dia 19, a 15ª missa estadual da Mãe Negra, às 10 horas, na Igreja São José, no bairro Três de Maio. A celebração refletirá sobre a evangelização a partir da realidade do povo negro do Brasil.

 

Algumas das características mais marcantes destas celebrações são a descontração e a energia, onde o negro manifesta a fé com festa e uma alegria contagiante. A Pastoral Afro busca recuperar as raízes do povo afro-brasileiro, valorizar a cultura e resgatar a dignidade. Além de estimular a comunhão cultural, combatendo o racismo contra qualquer povo ou etnia. A proposta também é de se aprofundar a reflexão sobre o trabalho evangelizador a partir da realidade concreta das comunidades afro-brasileiras.

 

PUBLICIDADE

Durante a história do negro no Brasil, a religião constituiu-se o traço mais forte de preservação dos seus valores. Desta forma, ao se organizarem, os integrantes da Pastoral foram buscar nas religiões de matrizes-africanas e no catolicismo os elementos culturais para as suas cerimônias.

PUBLICIDADE

Essas celebrações diferem das católicas tradicionais pela liturgia, que envolve canto e dança ao som dos atabaques e outros elementos da cultura negra, por exemplo, a indumentária, a decoração, o ofertório à base de comida, os recipientes de barro, a água-de-cheiro, a reverência à memória dos ancestrais e as congadas.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.