O Cartório Eleitoral de Tubarão, que fica no Praça Shopping, registrou nesta quarta-feira (8) uma fila que percorreu os dois andares do prédio. O prazo para tirar ou regularizar o título de eleitor e poder votar nas Eleições Municipais 2024 se encerra hoje.
“Eu desisti, vou votar em Braço do Norte mesmo. Fiquei 30 minutos na fila e andei meio metro”, disse uma das pessoas que estava na fila e pretendia mudar o domicílio eleitoral.
O domicílio eleitoral é o município onde você exerce o direito ao voto (onde tem o título de eleitor cadastrado) e, no caso de candidatura, a circunscrição onde você disputa uma eleição.
A eleitora ou o eleitor que não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral precisa ir ao cartório eleitoral mais próximo para solicitar a transferência do domicílio eleitoral. Na ocasião, deve estar com documento oficial com foto e o comprovante ou declaração com o novo endereço.
Quem já tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral pode fazer o pedido de transferência de domicílio pelo Atendimento Online, por meio do Portal do Tribunal Regional de Santa Catarina, também até hoje, 8 de maio. É só seguir os procedimentos solicitados.
De janeiro a abril deste ano, mais de 2,1 milhões de pessoas tiraram o título de eleitor. Nesse período, também foram feitas mais de 1,9 milhão de transferências de domicílio eleitoral.
No Rio Grande do Sul, no entanto, o prazo final para regularizar ou tirar o título foi prorrogado por 15 dias em virtude das fortes chuvas que atingem o estado. Vale lembrar que quem perder o prazo não poderá votar em outubro. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação.