quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/05/2024 11h38

Vídeo: tornado derruba e arranca árvores em cidade do Oeste de SC

Imagens mostram dezenas de eucaliptos tombados e torcidos, além de árvores arrancadas do chão
Vídeo: tornado derruba e arranca árvores em cidade do Oeste de SC

Um tornado atingiu a cidade de Passos Maia, situada no Oeste de Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (2). Registros após o fenômeno exibem uma paisagem desoladora, com dezenas de eucaliptos derrubados e retorcidos, além de árvores arrancadas do solo.

A passagem do tornado foi detectada pelo radar meteorológico de Chapecó e confirmada por especialistas da Defesa Civil. As tempestades chegaram por volta das 15h40min, causando danos também em Ponte Serrada.

PUBLICIDADE

As chuvas intensas na região são resultado da interação de uma frente fria com uma massa de ar quente e úmido do norte do país. Essa instabilidade tem gerado ventanias, chuvas torrenciais e consequências como quedas de árvores, alagamentos e enxurradas.

 

Segundo a Defesa Civil, essas tempestades ainda podem incluir descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo devido à intensidade das chuvas em curtos períodos de tempo.

PUBLICIDADE

Previsão de mais tempestades

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de "grande perigo" para tempestades e chuvas acumuladas previstas para atingir Santa Catarina na sexta-feira (3). São esperados ventos fortes com rajadas acima de 60 km/h, raios, possível granizo e chuvas volumosas, podendo ultrapassar os 100 mm em algumas áreas.

 

As regiões mais afetadas devem ser a Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul Catarinense. O Inmet aconselhou a população a desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas, permanecer em locais abrigados e proteger pertences da água em caso de inundação.

 

As temperaturas devem variar entre 17°C e 22°C no Oeste, Extremo Oeste e no litoral, e entre 12°C e 18°C nas demais áreas, com máximas oscilando entre 17°C e 24°C no Oeste, Extremo Oeste, Planalto Norte e no litoral, e entre 13°C e 18°C no restante do Estado.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.