segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
02/05/2024 15h04

Chuvas no RS: barragem 14 de Julho rompe e pode aumentar em 4 m nível da enchente

A informação é oficial e foi emitida pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran)
Chuvas no RS: barragem 14 de Julho rompe e pode aumentar em 4 m nível da enchente

 

O rompimento de uma barragem no Rio das Antas deve ampliar ainda mais os efeitos da enchente na Serra e no Vale do Taquari no Rio Grande do Sul. O prefeito de Bento Gonçalves Diogo Segabinazzi Siqueira confirmou a informação por volta das 14h25 desta quinta-feira em suas redes sociais. De acordo com o prefeito, a informação é oficial e foi emitida pela Companhia Energética Rio das Antas (Ceran). A prefeita de Santa Tereza, Ggisele Caumo, também confirmou a informação.

 

A orientação aos moradores que vivem em locais próximos aos rios das Antas e Taquari é de que deixem suas casas imediatamente. A projeção, segundo Segabinazzi, é de que o nível da água suba até 4 metros rapidamente.

 

 

PUBLICIDADE

A barragem, parte integrante da Usina Hidrelétrica 14 de Julho - CERAN, cedeu diante das fortes precipitações, criando um cenário de grande preocupação para as comunidades ribeirinhas ao longo dos rios das Antas e Taquari. O temor se agrava com a possibilidade de inundações ainda mais catastróficas nessas regiões.

 

As chuvas intensas já resultaram em 13 vítimas fatais, conforme informado pela Defesa Civil na manhã de hoje. Além disso, cerca de 21 pessoas estão desaparecidas, ampliando a angústia e a mobilização dos serviços de emergência.

 

Diante da gravidade da situação, o governador Eduardo Leite, do PSDB, anunciou a decretação de estado de calamidade pública. Mais de 100 municípios do estado foram impactados pelas adversidades climáticas, justificando a medida que visa agilizar e coordenar os esforços de resposta e recuperação.

 

PUBLICIDADE

O decreto terá validade por 180 dias, conforme afirmou o próprio governador em pronunciamento oficial.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.