Uma balsa, que estava à deriva no Rio Taquari, atingiu uma ponte na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul. A região vem sofrendo com as fortes chuvas, e há a confirmação de 13 mortes no estado, conforme divulgado pela Defesa Civil.
As imagens foram registradas pelo Grupo A Hora, e divulgadas nas redes sociais. O vídeo mostra que, após o impacto, a balsa, que não tinha pessoas embarcadas, virou e ficou represada na ponte que fica na BR-3886.
O Vale do Taquari é uma das regiões mais afetadas pelas chuvas, e nível do rio na cidade de Lajeado subiu para 33,15m. Com a forte correnteza, a balsa de Santa Tereza se soltou e ficou à deriva, passando pelas cidades de Colinas e Arroio do Meio até chegar em Lajeado, onde colidiu contra a ponte da BR 386.
Além das mortes, ao menos 21 pessoas ainda estão desaparecidas no Rio Grande do Sul. O governador Eduardo Leite (PSDB) declarou estado de calamidade pública devido aos mais de 100 municípios impactados pelo temporal no estado. O decreto permanecerá em vigor por 180 dias.
Santa Maria é a cidade com mais mortos: são três, no total. Paverama e Salvador do Sul contabilizam dois óbitos cada. Já os municípios de Encantado, Itaara, Pantano Grande, Santa Cruz do Sul, João do Polêsine e Segredo tiveram um registro de morte.
As aulas nas escolas estaduais foram suspensas. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 321 instituições foram afetadas, em 138 municípios. Há ainda outras 102 escolas danificadas, em 54 municípios.
O decreto de calamidade pública estabelece que os órgãos e entidades da administração pública estadual devem prestar apoio imediato às áreas afetadas, em estreita colaboração com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. O texto também prevê a possibilidade de os municípios afetados solicitarem auxílio semelhante, cujas solicitações serão avaliadas e homologadas pelo Estado, garantindo uma resposta ágil e coordenada diante da emergência.