quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
02/05/2024 11h08

SC pode ter casos de 'microexplosão atmosférica' com chuva vinda do RS

Fenômeno ocorre quando há mudança na temperatura e na direção dos ventos. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, indicando um risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, interrupções na rede elétrica e deslizamentos em todo o território catarinense
SC pode ter casos de 'microexplosão atmosférica' com chuva vinda do RS

Uma condição climática potencialmente perigosa está prevista para ocorrer nesta quinta-feira (2) tanto em Santa Catarina quanto no Rio Grande do Sul. Conhecido como "microexplosão atmosférica", esse fenômeno tem sido observado em regiões onde mudanças significativas na temperatura e na direção dos ventos são registradas.

 

A microexplosão acontece quando uma corrente de vento extremamente forte é liberada de uma nuvem de tempestade e desce em direção ao solo, podendo causar danos sérios na área afetada.

PUBLICIDADE

O meteorologista Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explicou ao Jornal Nacional que a cidade de Santa Cruz do Sul (RS) testemunhou uma dessas microexplosões no último sábado (27), evidenciando a gravidade do fenômeno.

 

Nesta quinta-feira, uma frente fria está avançando em direção a Santa Catarina, o que provavelmente intensificará as chuvas no estado, especialmente em áreas fronteiriças com o Rio Grande do Sul, como o Oeste, Planalto Sul e Sul do Estado.

 

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta, indicando um risco moderado a alto de alagamentos, enxurradas, destelhamentos, interrupções na rede elétrica e deslizamentos em todo o território catarinense.

PUBLICIDADE

No Rio Grande do Sul, espera-se que as chuvas intensas continuem, com possibilidade de acumulados de até 200 milímetros, o que pode resultar em mais inundações e risco de deslizamentos. As rajadas de vento também podem atingir até 100 km/h.

 

Essas condições climáticas extremas já causaram danos significativos no estado vizinho, com 11 mortes, 21 pessoas desaparecidas e 11 feridos. O Governo do Estado já declarou estado de calamidade pública devido à situação.

 

Equipes de resgate de Santa Catarina estão prestando assistência no Rio Grande do Sul, ajudando nas operações de resgate e auxiliando as vítimas das chuvas.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.