domingo, 26 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
01/05/2024 18h00

Sirenes são acionadas para retirada de famílias de áreas próximas à usina 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves

Apesar de acionadas as sirenes de evacuação da hidrelétrica, empresa informa não haver risco de rompimento de barragem localizada no Rio das Antas
Sirenes são acionadas para retirada de famílias de áreas próximas à usina 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves

 

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira (01), a Companhia Energética do Rio das Antas (Ceran) alerta para os desafios enfrentados devido ao aumento no fluxo do Rio das Antas, consequência das intensas precipitações que têm assolado a área. Estas chuvas resultaram em deslizamentos que bloquearam várias vias de acesso e afetaram os sistemas de comunicação das hidrelétricas. Em resposta, foram acionados os níveis de alerta nas usinas de Monte Claro e Castro Alves, enquanto a usina de 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves, encontra-se em estado de atenção, com a ativação das sirenes de evacuação.

PUBLICIDADE

A Ceran fez uma solicitação à Defesa Civil para a remoção preventiva da população na Zona de Autossalvamento (ZAS).

 

Apesar disso, o coordenador de meio ambiente, Sandro Vaccaro, assegura que não há iminência de ruptura da barragem na 14 de Julho. "Optamos por elevar o estado de alerta e ativar as sirenes devido à nossa incapacidade de acessar a usina e à perda de comunicação sobre os níveis e fluxo do rio (das Antas)".

PUBLICIDADE

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, também expressou sua posição por meio de suas redes sociais:

 

O Complexo Energético Rio das Antas está situado na região Nordeste do estado do Rio Grande do Sul, abrangendo os municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Cotiporã, Flores da Cunha, Nova Pádua, Nova Roma do Sul e Veranópolis.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.