segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
30/04/2024 23h50

Nutricionista e intérprete de Libras é homenageada na Câmara de Capivari de Baixo

A Moção de Aplausos foi aprovada por todos os legisladores, que reconheceram a trajetória de sucesso da profissional de nutrição com os seus pacientes que se comunicam pela linguagem de sinais.
Nutricionista e intérprete de Libras é homenageada na Câmara de Capivari de Baixo

O trabalho da nutricionista e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Gabriela Caetano Silvério Zumblick Limeira, foi lembrado pelos vereadores em sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (29), em Capivari de Baixo. De autoria do vereador Eraldo dos Santos (Progressistas), a Moção de Aplausos foi aprovada por todos os legisladores, que reconheceram a trajetória de sucesso da profissional de nutrição com os seus pacientes que se comunicam pela linguagem de sinais.

PUBLICIDADE

Gabriela é nutricionista do Sistema Único de Saúde (SUS) em Braço do Norte e nascida em Tubarão. Ela decidiu fazer o curso no ano passado para poder atender aqueles que necessitam se comunicar por Libras. De acordo com Eraldo, a iniciativa mostra uma dedicação genuína a cada um de seus pacientes, especialmente aqueles que têm deficiência auditiva. “Ela demonstrou um senso profundo de empatia e sensibilidade. Entendeu que a comunicação é uma parte fundamental do cuidado com a saúde e fez o que era necessário para garantir que todos os seus pacientes se sintam ouvidos e compreendidos, independentemente de suas limitações”, enfatizou o parlamentar.

PUBLICIDADE

O legislador destacou que ações como esta são mais do que um gesto de boa vontade, representam uma mudança significativa em direção a uma sociedade mais inclusiva. “Gabriela não só iniciou uma nova forma de se comunicar, mas também abriu caminho para que outros profissionais da saúde sigam o seu exemplo, mostrando que a verdadeira inclusão começa quando estamos dispostos a aprender novos métodos para atender às necessidades de todos”, assegurou.


 
 O Dia Nacional de Libras foi comemorado no último dia 24. Foi nessa data, em 2002, que a Lei 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão. Foi só em 22 de dezembro de 2005, porém, que o Decreto 5.626 regulamentou a normativa, incluindo libras como uma disciplina curricular obrigatória na formação de professores surdos, professores bilíngues, pedagogos e fonoaudiólogos.


 
O apoio das famílias é essencial para que as crianças, adolescentes, adultos e idosos surdos possam desenvolver melhor a língua de sinais. O ideal, é que os familiares também aprendam a se comunicar em libras o mais cedo possível. O papel daquele que entende a linguagem de sinais sociedade moderna é fundamental para garantir que as pessoas surdas tenham igualdade de acesso à informação e oportunidades. Desempenham um trabalho importante na promoção da inclusão, na quebra de barreiras de comunicação e na defesa dos direitos das pessoas surdas.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.