O Governo do Estado de Santa Catarina inaugurou, na noite da última sexta-feira (26), o seu segundo projeto experimental que conta com o uso de tecnologia da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk. A ideia é ofertar serviço de internet via satélite para viaturas e aeronaves da Polícia Civil no estado.
O primeiro projeto do governo, também experimental, é intitulado “Ambulância Conectada”, iniciado em fevereiro deste ano em unidades do Samu.
Participaram da inauguração de sexta, no município de Morro da Fumaça, o governador Jorginho Mello, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel e outras autoridades. Também foi inaugurada no município uma nova sede da Polícia Civil local.
A iniciativa desses serviços via satélite é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para as viaturas policiais, o objetivo é garantir comunicação entre veículos e a corporação em atividades das regiões mais remotas ou nas chamadas áreas de sombra.
Na área de saúde, os primeiros testes com o Samu foram positivos. A internet via satélite ajudou, por exemplo, uma ambulância de Santo Amaro da Imperatriz a salvar pessoas vítimas de grave um acidente no dia 12 deste mês, na BR-282, em Rancho Queimado. Elas foram rapidamente socorridas graças à conexão de qualidade entre a ambulância e a Central de Regulação de Urgências do Samu.
Nessa etapa do projeto, foram instaladas antenas para fazer a conectividade na base do Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma. Os resultados técnicos serão avaliados. Além disso, será feito um estudo de viabilidade financeira para definir investimentos para a aquisição da tecnologia. O helicóptero de Chapecó também receberá o Starlink.