quarta, 22 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
28/04/2024 20h55

SC: governo expande parceria com empresa de Elon Musk

A ideia é ofertar serviço de internet via satélite para viaturas e aeronaves da Polícia Civil no estado.
SC: governo expande parceria com empresa de Elon Musk

O Governo do Estado de Santa Catarina inaugurou, na noite da última sexta-feira (26), o seu segundo projeto experimental que conta com o uso de tecnologia da empresa Starlink, do bilionário Elon Musk. A ideia é ofertar serviço de internet via satélite para viaturas e aeronaves da Polícia Civil no estado.

 

O primeiro projeto do governo, também experimental, é intitulado “Ambulância Conectada”, iniciado em fevereiro deste ano em unidades do Samu.

PUBLICIDADE

Participaram da inauguração de sexta, no município de Morro da Fumaça, o governador Jorginho Mello, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), Marcelo Fett, o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel e outras autoridades. Também foi inaugurada no município uma nova sede da Polícia Civil local.

PUBLICIDADE

A iniciativa desses serviços via satélite é da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Para as viaturas policiais, o objetivo é garantir comunicação entre veículos e a corporação em atividades das regiões mais remotas ou nas chamadas áreas de sombra.

 

Na área de saúde, os primeiros testes com o Samu foram positivos. A internet via satélite ajudou, por exemplo, uma ambulância de Santo Amaro da Imperatriz a salvar pessoas vítimas de grave um acidente no dia 12 deste mês, na BR-282, em Rancho Queimado. Elas foram rapidamente socorridas graças à conexão de qualidade entre a ambulância e a Central de Regulação de Urgências do Samu.

 

Nessa etapa do projeto, foram instaladas antenas para fazer a conectividade na base do Serviço Aeropolicial (Saer) de Criciúma. Os resultados técnicos serão avaliados. Além disso, será feito um estudo de viabilidade financeira para definir investimentos para a aquisição da tecnologia. O helicóptero de Chapecó também receberá o Starlink.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.