A magia e a alegria do circo serão compartilhadas durante o 1º Festival Circense no Parque. O evento está marcado para este sábado (27) durante o Sábado Cultural do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo.
De acordo com a Coordenadora de Cultura do Parque, Dafna Rodrigues, o Festival será uma pequena mostra do que os alunos das oficinas culturais gratuitas de circo vivenciam durante as aulas e uma forma de apresentar uma das mais antigas tradições artísticas à comunidade da região. “As oficinas de circo estão encantando os alunos e preparamos esse Festival para que as pessoas da nossa região tenham acesso a esta arte”, comenta.
A professora das oficinas culturais de circo do Parque, Danika Barreto, conta que em pouco tempo, os alunos estão desenvolvendo as técnicas e aprendendo habilidades circenses que contribuem com equilíbrio físico, mental e emocional. “As aulas superaram nossas expectativas. Os alunos estão se dedicando muito e isso acaba sendo um combustível para nós professores”, diz.
Danika complementa que a realização do 1º Festival Circense no Parque tem grande significado para os artistas. “O Parque está abrindo as portas para o circo e isso é muito significativo. Essa será uma oportunidade para fazermos esse intercâmbio entre as Companhias Circenses e a comunidade”, reforça.
A programação terá a participação de Companhias artísticas que farão apresentações artísticas, malabares, palhaçaria, mímica, show musical com Surf Trio, entre outras atrações.
Confira a programação:
09h30 – 10h30 – Recepção com pernas de pau e malabares
10h – Abertura oficial
10h30 – 12h – Circo Fora da Lona
13h às 14h – Intervenção artística com mímica
14h às 15h – La Conquista (Dale Circo no teatro)
15h15 às 16h30 – La Perseguida
16h30 – Vivência e Atração musical
Oficinas culturais
Neste ano, as oficinas culturais gratuitas estão disponíveis para moradores de toda a região da Amurel e recebeu quase 800 inscrições para as aulas de dança de salão, jazz, ballet, circo, música popular, música clássica e teatro.
Até o momento, mais de 450 pessoas ingressaram nas oficinas e já tiveram as primeiras trocas com os professores especializados nas respectivas áreas.
As oficinas de circo tem sido um dos destaques contribuindo com o desenvolvimento dos alunos como a pequena Isadora Marcon dos Santos, de 10 anos. Ela foi diagnosticada com autismo nível de suporte 2 e tem transtorno do processamento auditivo central, o que afeta seu equilíbrio.
De acordo com a mãe Daniela Marcon, as aulas de circo têm sido essenciais para ajudar Isadora a desenvolver novas habilidades. “As oficinas vão ajudá-la a superar vários obstáculos. Fez duas aulas e está fascinada. Na primeira atividade, ela não conseguiu, e após os professores ajudarem e a encorajarem, ela teve êxito e ficou radiante por ter superado a dificuldade”, comenta a mãe.
A ação cultural gratuita é realizada por meio do Ministério da Cultura, do governo federal, e conta com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque Diamante +Energia e com o patrocínio da Diamante Geração de Energia, através da Lei de Incentivo à Cultura.