O Ministro dos Transportes Renan Filho prometeu, nesta quarta-feira (24), que o Governo Federal trabalhará para que o projeto de um túnel na altura do Morro dos Cavalos na BR-101 saia do papel. A garantia foi dada a deputados catarinenses em reunião realizada hoje.
“Já existe desde 2018 a licença ambiental para a obra e já foi superada a situação com os indígenas que vivem naquela área, então é importante dar sequência nesse projeto do túnel”, afirmou o deputado Sérgio Guimarães (União).
Guimarães relembrou ainda os quatro dias em que usuários da BR-101 ficaram retidos na rodovia que corta o estado de Santa Catarina por causa do deslizamento registrado no local, há pouco mais de uma semana. “Não foi a primeira e não será última ocorrência no local, e por isso peço que esse assunto não caia no esquecimento”, pontuou o parlamentar.
Durante o encontro, que também contou com a participação do Fórum Catarinense, o Ministro dos Transportes garantiu que apresentará em até 90 dias as obras que farão parte de uma otimização do contrato com a concessionária que administra o trecho da BR-101 na Grande Florianópolis. A proposta também deve ser encaminhada ao Tribunal de Contas das União (TCU). “O túnel do Morro dos Cavalos é da mais alta prioridade. É uma obra que precisa sair e vamos trabalhar juntos para que ela saia”, disse Renan Filho.
De acordo com o ministro, a expectativa é que em 24 meses a obras comece a ser executada.