O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) agrediu com um chute e retirou a força um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) da Câmara dos Deputados nesta terça-feira (16). Em seguida, Glauber também trocou empurrões com o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
As agressões foram registradas no fim do corredor das comissões da Câmara, local com intensa movimentação de políticos e assessores.
Glauber alega que Gabriel Costanaro havia ofendido uma pessoa. Após isso, começou a discussão intensa entre os dois, segundo alega o parlamentar de esquerda. Depois de alguns minutos de bate-boca, o deputado decidiu retirar o ativista da Câmara aos empurrões e com um chute. Depois, de volta ao Plenário, o grupo foi levado ao Departamento de Polícia Legislativa, momento em que se iniciou a discussão com Kim Kataguiri. No registro de vídeo, é possível ouvir Glauber chamando Kim de "defensor do nazismo".
Glauber se irritou com o fato de Kim ter erguido a mão e começou a repetir: "Baixa a mãozinha, baixa a mãozinha". Nesse momento, os dois deputados trocaram empurrões.
Em nota divulgada após a confusão, Glauber Braga alega que o ativista havia ofendido uma pessoa. O parlamentar acusa o influenciador Costanaro de buscar confronto com integrantes do PSOL para conseguir engajamento político. Costanaro é pré-candidato a vereador pelo Rio de Janeiro.
Kim afirmou que entrará com representação no Conselho de Ética contra Glauber Braga por quebra de decoro parlamentar.