Turma do ensino integral está fazendo seu próprio prato na hora do almoço. Além de se servirem, o estímulo para que comam saladas e frutas também fica mais fácil com o método.
Com o prato bem cheio, a pequena Betina, 6 anos, já escolhe e se serve do que mais gosta na hora do almoço. O objetivo é estimular a autonomia e ter mais vontade de comer coisas diferentes.
As turmas do Infantil Integral da Satc, em Criciúma, estão há alguns meses participando do projeto “
Self service”. Os alunos, de 2 a 6 anos, escolhem e se servem com o que querem durante as refeições.
“Começamos a introduzir a alimentação pelo buffet. Antes eles já recebiam a comida prontinha, agora se servem e colocam o que escolhem no prato. A gente dá uma maior autonomia, é claro que estamos sempre auxiliando, eu e a professora Geise, mas eles escolhem e gostam de se servir”, explica a professora Emanuele Toldo, a Manu.
O Mateus, hoje com 4 anos, chegou na Satc com 2 e passou por todos os processos de inclusão de comidas sólidas. “Eu gosto de macarrão e feijão”, conta o pequeno.
Além de se servirem, o estímulo para que comam saladas e frutas também fica mais fácil com o método. “Eles veem o que os outros amiguinhos pegam e isso incentiva, principalmente com as frutas e saladas, mas quando eles têm o poder de escolha comem mais”, revela a professora.
É o caso da Betina, que após almoçar já estava ansiosa por uma fruta. “Eu não sei se hoje tem melancia, mas gosto de melancia, na verdade amo melancia”, diz ansiosa. Todo o cardápio servido para os alunos do Infantil Integral é organizado e selecionado pela nutricionista da Satc Laura Casteller Pescador, que monta a proposta para a semana.

