segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
08/04/2024 09h35

Frente fria avança em SC e traz riscos de alagamentos e temporais isolados

Durante o decorrer desta segunda-feira, o risco de danos associados às chuvas intensas, como alagamentos pontuais, é classificado como baixo a moderado
Frente fria avança em SC e traz riscos de alagamentos e temporais isolados

 

Uma frente fria está em movimento sobre o território catarinense desde este último domingo (7), causando instabilidade nas condições meteorológicas do Estado. Esta situação acarreta possíveis alagamentos e tempestades localizadas em algumas áreas. Conforme indicado pelo serviço de previsão da Defesa Civil, existe também a ameaça de enxurradas e danos à infraestrutura elétrica.

 

Persistindo a tendência observada no domingo, durante a madrugada de segunda-feira (8), o tempo já foi chuvoso em regiões situadas na metade Leste do Estado, especialmente entre a Grande Florianópolis e o Norte catarinense, devido à formação de uma área de baixa pressão no oceano.

PUBLICIDADE

Entre domingo e segunda-feira, os ventos sopraram predominantemente do quadrante Norte, com intensidade moderada a forte no litoral, podendo atingir rajadas entre 40 e 55 quilômetros por hora, podendo alcançar 65 quilômetros por hora no Litoral Sul.

 

Durante o decorrer da segunda-feira, o risco de danos associados às chuvas intensas, como alagamentos pontuais, é classificado como baixo a moderado. As temperaturas voltam a subir em todas as regiões, aproximando-se dos 30°C no litoral e também no Oeste durante a tarde.

 

Para a terça-feira (9), o processo de formação e intensificação de uma área de baixa pressão aumenta a instabilidade em todo o Estado. Combinado com o calor e a umidade disponíveis, espera-se a ocorrência de novas tempestades, que serão localizadas.

PUBLICIDADE

Já na quarta-feira (10), com o avanço do sistema para áreas mais ao Norte, espera-se a entrada de ventos provenientes do Sul/Sudeste, mantendo o tempo nublado e com chuva nas áreas costeiras. As temperaturas devem permanecer mais amenas na maior parte de Santa Catarina.

 

A Defesa Civil emitiu recomendações à população para evitar transitar durante os temporais, buscar locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Além disso, é recomendável evitar áreas propensas a alagamentos e nunca atravessar ruas inundadas.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.