Avalia que, os hábitos de estilo de vida têm desempenhado um papel crucial nesse aumento. Dietas pouco saudáveis, falta de atividade física, consumo de tabaco e álcool em excesso são fatores que contribuem para o desenvolvimento de câncer em pessoas jovens
Outro problema apresentado pelo oncologista Kelio Silva, está relacionado a exposição as substâncias carcinogênicas no ambiente, como poluentes químicos e radiação, que é um grande ponto de preocupação. “Esses agentes podem estar contribuindo significativamente para o aumento dos casos de câncer em jovens”, acentua.
O oncologista do Centro Médico Unimed diz que não se pode ignorar a influência dos fatores genéticos e hereditários no desenvolvimento do câncer. Histórico familiar de câncer pode aumentar o risco de jovens desenvolverem a doença.
Comenta que o aumento dos casos de câncer em pacientes jovens é uma questão complexa que envolve uma interação de diversos fatores. “É imperativo que haja uma abordagem holística, incluindo educação sobre estilo de vida saudável desde a juventude, controle ambiental mais rigoroso e investimentos contínuos em pesquisa e tratamento para enfrentar essa tendência preocupante”, conclui.