quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
05/04/2024 09h36

Primeira onda de frio afasta calor de SC; veja quando

Para os entusiastas do clima frio, uma nova frente fria está prevista para atravessar o estado, trazendo consigo pouca chuva e, em seguida, um período mais seco com declínio nas temperaturas
Primeira onda de frio afasta calor de SC; veja quando
O verão já se despediu oficialmente e o outono firmou sua presença em Santa Catarina, porém, mesmo com o término da estação mais quente do ano, temperaturas em torno dos 30°C foram registradas nos últimos dias. Essas altas temperaturas deixam dúvidas sobre o momento exato da chegada da primeira onda de frio no estado.


Para os entusiastas do clima frio, uma nova frente fria está prevista para atravessar o estado, trazendo consigo pouca chuva e, em seguida, um período mais seco com declínio nas temperaturas, devido à aproximação de uma massa de ar frio proveniente do Sul do Brasil. Essa mudança está programada para ocorrer a partir da segunda semana de abril, próximo ao dia 11.

PUBLICIDADE

Apesar da diminuição das temperaturas, Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, esclarece que, mesmo com a passagem das frentes frias, as temperaturas permanecerão amenas, não atingindo valores consideravelmente baixos.


O especialista explica que as massas de ar frio contribuirão para aliviar o calor excessivo, mas não serão suficientes para trazer um resfriamento permanente ao estado, ou seja, ainda haverá períodos de calor durante o Outono.


"Todos os meses têm sido cada vez mais quentes, então acho improvável que tenhamos um frio constante, nem mesmo no inverno", afirma o especialista.

PUBLICIDADE
Outono em Santa Catarina


Devido à influência do El Niño, massas de ar quente continuam a atuar no estado, mantendo dias consecutivos de temperatura alta até o início do outono. Eventos isolados de frio, com formação de geada ao amanhecer, podem ocorrer nas áreas elevadas do Planalto Sul a partir de abril, tornando-se mais frequentes e se estendendo às demais regiões do estado com a chegada das massas de ar frio ao Sul do Brasil.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.