terça, 21 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
03/04/2024 10h10

Diego Goulart faz balanço das suas ações durante o tempo que esteve à frente da Defesa Civil; confira

Ao todo, cinco secretários deixaram seus postos nesta última segunda-feira, 1. Diego Goulart lembrou ações importantes que marcaram seu tempo na pasta, com destaque às respostas diante das adversidades naturais
Diego Goulart faz balanço das suas ações durante o tempo que esteve à frente da Defesa Civil; confira

Na última segunda-feira, 1, alguns secretários que serão pré-candidatos às eleições municipais em 2024 pediram exoneração ao Prefeito Jairo Cascaes. São eles: Secretário de Serviços Públicos – Carlos Zamparetti, Secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil – Diego Goulart, Gerente dos Serviços de Iluminação Público (Cosip) – Dionísio de Quadros, Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente – Júlio César Ângelo Rodrigues (Kuriskinho) e o Presidente da Fundação Municipal de Esporte – Raphael Zabot e Silva.


O HC conversou com o ex-Secretário Municipal de Proteção e Defesa Civil, Diego Goulart, que comentou sobre sua decisão e os resultados alcançados durante sua gestão. Confira: 

PUBLICIDADE
O ex-secretário de Proteção e Defesa Civil de Tubarão relembra suas experiências à frente da pasta, pontuando duas passagens distintas. "Tive duas passagens pela Defesa Civil de Tubarão", recorda. "A primeira teve a duração de 4 meses, durante a gestão do então prefeito interino Gelson Bento. Logo após esse período, passei mais 6 meses à frente da Defesa Civil Municipal, já elevada ao status de Secretaria, sob a gestão do prefeito Jairo Cascaes."


Durante esses períodos, Goulart destaca a ocorrência de dois eventos naturais adversos, incluindo o extravasamento do Rio Tubarão, exigindo a atuação do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para mitigar os danos. "Nosso objetivo não foi apenas responder às catástrofes, mas também promover a conscientização e implementar esforços preventivos para minimizar os danos nos momentos de adversidades naturais", ressalta.


Ao destacar suas principais realizações à frente da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, ele enfatiza a transformação da coordenadoria em secretaria, possibilitando maior alcance como ente governamental. "A atualização do Plano Municipal de Contingência, que estava defasado há 10 anos, me encheu de orgulho. E a aquisição de uma viatura tracionada foi uma importante conquista", afirma Goulart. "Durante esses 10 meses à frente da pasta, trabalhamos incessantemente na execução de limpezas de córregos, criação de canais extravasores de água da chuva e uma série de ações preventivas para evitar inundações nos bairros."

PUBLICIDADE

Quanto aos projetos ainda em andamento, e que não teve tempo de concluir, Goulart destaca a reforma da sede da Defesa Civil e a rede de monitoramento do Rio Tubarão. "Um resultado de uma parceria entre a Prefeitura, a Defesa Civil e a AGR, que é um complexo sistema de equipamentos tecnológicos e nos permitirá monitorar com precisão o nível do rio, antecipando ações com maior eficiência. E espero que em breve o município conte com um novo quartel-general para esta secretaria tão importante", diz ele. "A licitação está pronta para ser homologada", acrescenta sobre a rede de monitoramento. Além disso, destaca a visitação às 54 áreas de risco identificadas pelo Serviço Geológico do Brasil em Tubarão, tanto para deslizamentos quanto para inundações. "Destas, já visitamos 19 áreas". 


Diego ressalta ainda a importância dos parceiros governamentais e não governamentais, destacando o apoio prestado pela sociedade civil organizada. "O Prefeito sempre nos concedeu a autonomia necessária para trabalhar dessa maneira, compreendendo que os chamados da Defesa Civil exigem prontidão e ação imediata para atender à sociedade. Além disso, é imprescindível mencionar o excelente apoio prestado pela sociedade civil organizada, que colaborou com embarcações e veículos tracionados durante operações de resgate de pessoas. Essa cooperação foi fundamental para o sucesso das ações e para garantir a segurança da população".


E ao refletir sobre seu legado, ele enfatiza a valorização da Defesa Civil e a importância da conscientização da população. "Investi tempo em ações educativas, conscientizando a população sobre a importância da prevenção para salvar vidas. Acredito que meu legado tenha sido a valorização de uma secretaria municipal que se torna cada vez mais crucial diante dessa realidade", conclui. "Se conseguirmos instruir uma pessoa a agir corretamente diante de um evento natural adverso, teremos alcançado nosso maior objetivo, pois quando se trata de preservar vidas, esse é o legado mais importante".


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.