sábado, 20 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
24/03/2024 20h42

50 anos da enchente: a bebê de 5 meses resgatada no quartel

Conheça a história de Iara, que foi resgatada durante a enchente
50 anos da enchente: a bebê de 5 meses resgatada no quartel
No dia 24 de março de 1974, por volta das 19h, o comandante Varella e o subcomandante capitão Paulo e mais quatro soldados estavam para abandonar o quartel. Foi aí que chegou o seu Luis Esmeraldino, pedindo "pelo amor de deus, vai lá em casa socorrer a minha familia".


A casa fica ao lado da Apae, no bairro Passagem. Foram de canoa. Então o Major Varella, comandante, designou o capitão e mais tres soldados para irem buscarem essa familia dele.


Veio o seu Luiz Esmeraldino, a sua esposa, Santina de Godoy Esmeraldino (in memoriam), a Iara, de 5 meses, Gesyane, com 2 anos, Solange, com 10 anos, e Suzana, com 13 anos. 


Foi muito dificil eles retornarem para o quartel, porque o rio já tinha transbordado. E quando chegaram no quartel não teve mais jeito de sair e pernoitaram ali. Subiram em cima de umas mesas, na sala do comandante.


A menina de 5 meses começou a chorar de fome, o capitão Paulo perguntou pra Dona Santina se ela tinha alguma coisa - ela disse que tinha leite ninho. Ele apanhou água da chuva e, como no kit de sobrevivência do exercito eles tinham uma latinha que funcionava como fogareiro, ele esquentou água e eles deram mamdeira para ela de madrugada.

PUBLICIDADE

Pernoitando ali, no amanhecer do dia 25, na segunda-feira, por sorte deles, ficara um helicóptero estacionado no campo do quartel, que quase dfoi levado pelas águas. E veio outro helicoptero com um piloto para resgatar o helicoptero estacionando. 


PUBLICIDADE
Quando ele escutaram o barulho, o Major Varella quebrou o forro, e mandou um soldado subir. Amarraram um pano branco e conseguiram sinalizar. Eles foram levados para a catedral, ou teriam ficado lá mais dois ou três dias.

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.