terça, 21 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
19/03/2024 10h04

Último dia do verão deve ser de calor e tempestades em boa parte do Brasil

Algumas capitais podem registrar máximas acima dos 30°C. Alívio no calor deve vir nos primeiros dias do outono, com a entrada de uma frente fria
Último dia do verão deve ser de calor e tempestades em boa parte do Brasil
À medida que nos despedimos do verão, nos deparamos com um dia marcado pelo calor intenso e a possibilidade de tempestades em várias regiões do Brasil. A previsão da Climatempo aponta para uma terça-feira (19) típica desta estação que se despede.


Conforme dados do Instituto Meteorológico Nacional (Inmet), algumas capitais podem experimentar temperaturas máximas superiores a 30°C, incluindo Belo Horizonte, São Paulo e Salvador. No Rio de Janeiro, os termômetros podem chegar a 34°C, com um novo recorde de sensação térmica recentemente registrado.


Apesar das altas temperaturas previstas, não há emissão de alerta para uma nova onda de calor pelo Inmet. Os avisos meteorológicos atuais estão mais voltados para as intensas chuvas que podem afetar diversas partes do Brasil no início desta semana.

PUBLICIDADE

O Inmet continua alertando para a possibilidade de tempestades em todo o país, com quatro avisos de chuvas intensas, dois de "perigo" e dois de "perigo potencial". Os volumes mais significativos de chuva são esperados nos estados do Norte, oeste do Nordeste e oeste do Sul do país, com possibilidade de granizo em algumas áreas.


Quanto ao calor persistente, a mudança está no horizonte com a aproximação do outono. Embora o início da nova estação possa ainda ser marcado pelo calor, a chegada de uma frente fria na noite de quarta-feira (20) promete trazer mudanças significativas.

PUBLICIDADE

Prevê-se que essa frente fria traga umidade para o Sul do país, desencadeando temporais nas regiões oeste e sul do Rio Grande do Sul. Na quinta-feira (21), espera-se que a massa de ar frio avance em direção ao Sudeste, provocando tempestades em São Paulo, litoral sul do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, além de Santa Catarina e Paraná.


Os meteorologistas indicam que a passagem dessa frente fria marcará o fim da onda de calor, encerrando assim o período de bloqueio atmosférico. Com isso, espera-se uma diminuição das temperaturas elevadas no Sul e Sudeste do país, bem como uma redução do calor no Centro-Oeste.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.