sábado, 20 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
16/03/2024 15h10

No País: Morre 'Clarinha', paciente desconhecida que ficou em coma por 24 anos

Em 2000, Clarinha foi atropelada e encaminhada ao hospital já desacordada. Ela não tem registro oficial e não recebeu visita de parentes ou amigos
No País: Morre 'Clarinha', paciente desconhecida que ficou em coma por 24 anos
Morreu Clarinha — uma mulher que foi atropelada no ano de 2000 e não tinha registro oficial. Ela ficou internada em coma por 24 anos no Hospital da Polícia Militar em Vitória, no Espírito Santo. Clarinha teve uma broncoaspiração, que é a aspiração de conteúdo do estômago para o interior das vias respiratórias, e não resistiu.


O caso da paciente não identificada ganhou repercussão nacional após uma reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, em 2016. Na época, mais de 100 famílias procuraram o Ministério Público para identificar possíveis graus de parentesco com Clarinha. Mas depois de triagens e exames de DNA, nenhuma família mostrou-se compatível com os traços da mulher.

PUBLICIDADE

"Eu não existia, a angústia era enorme", conta a ex-apátrida Maha Mamo. Nenhum parente ou amigo foi visitar Clarinha durante os 24 anos que passou internada em estado vegetativo. Esse estado ocorre quando há uma disfunção cerebral em que uma pessoa não mostra sinais de consciência.


O coronel aposentado Jorge Potratz, junto a equipe médica do hospital, foi quem cuidou da paciente nesses anos e a nomeou como Clarinha. “A gente tinha que chamar ela de algum nome. O nome 'não identificada' era muito complicado para se falar. Como ela é branquinha, a gente a apelidou de Clarinha”, explicou o militar ao G1ES. 

PUBLICIDADE
Como não tem documentos oficiais, Clarinha pode ser sepultada na condição de indigente. Mas a equipe médica do hospital, onde ela ficou internada, atua para garantir um enterro digno para a mulher. Até o momento, não há definição do que será feito.

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.