200g Chocolate 70% cacau
Leite de coco – suficiente para amolecer o chocolate
4 colheres (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sopa) de farinha de amêndoas
1 xícara (chá) de farinha de castanha-do-pará
1 colher (sopa) açúcar de coco
Mirtilos
Framboesas
Amoras
Modo de Preparo:
Misture os ingredientes: farelo de aveia, farinha de amêndoas, farinha de castanha do pará e o açúcar de coco.
Acrescente pouca água para dar “liga”, acrescentei ½ copo americano, aos poucos.
Reservei e levei à geladeira por 10 minutos, deixei descansar para hidratar a farinha e endurecer.
Em seguida, molde a massa em fôrmas de cupcake e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos, depende do forno. No meu deixei 20 minutos.
Derreta o chocolate 70% cacau em banho maria e vá acrescentando o leite de coco para amolecer, acrescentei 1/3 do vidrinho.
Massinha assada, retirei do forno, aguardei esfriar, e adicionei o chocolate frio na massa.
Decorei com berries: mirtilo, framboesa e amora e um toque de damasco.
Ficou sensacional! Leve, deliciosa, gostinho de quero mais.
Rendimento: 6 porções Tempo de Preparo: 20 minutos mais o tempo para assar. Dificuldade: Fácil
Sobre Castanha-do-pará e seus benefícios
É bem comum ouvirmos falar do valor calórico da castanha e das nozes, pistaches, avelãs, amêndoas... muitas pessoas tiram das refeições por medo do alto teor de calorias presente nesses alimentos, e que possa comprometer o peso, a boa forma. Mas, vale a pena rever essa impressão. As oleaginosas são ricas em compostos que fazem os vasos sanguíneos relaxarem, além de baixarem a pressão arterial e protegerem o coração. É o caso da gordura monoinsaturada, que vai além dos benefícios já citados e também atua para diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer (de ovário, reto e bexiga) e ainda ajuda a eliminar aqueles quilos a mais por dar saciedade. É um alimento rico em antioxidantes como a vitamina E e o selênio que retardam o envelhecimento e combatem o colesterol. A recomendação diária de selênio é de 55 mg para pessoas saudáveis.
A castanha-do-pará fornece uma porção generosa de selênio responsável por acionar enzimas que bloqueiam os radicais livres, que são agressores de nossas células. Deficiência de selênio abre portas para fragilizar nossa imunidade. Esse mineral auxilia também na preservação dos neurônios contra doenças degenerativas comuns na idade mais avançada. A Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em estudo concluiu que a ingestão de 2 castanhas-do-pará por dia eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Para não exceder as calorias, a melhor opção é a moderação. Cada castanha-do-pará fornece em média 35 calorias. O profissional da Nutrição consegue incluir em sua alimentação de forma balanceada com os outros alimentos, mantendo sua