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15/03/2024 13h56

Coluna de Cláudia Levandoski: Tortinha crocante com chocolate e berries

Cláudia possui uma coluna de nutrição na edição impressa do HC Notícias. Nesta semana, ela compartilha seus conhecimentos também com os leitores do Portal HC
Coluna de Cláudia Levandoski: Tortinha crocante com chocolate e berries
Pensei em uma tortinha saudável que tivesse gostinho de sobremesa, lembrando a Páscoa que está por vir. Essa tortinha feita com massinha de farinhas ricas em fibras e oleaginosas enriquece ainda mais esse preparo. Sem gorduras saturadas que tanto mal fazem ao nosso coração. Tudo que tem frutas vermelhas sou adepta. O chocolate 70% cacau vem para dar o sabor indescritível do chocolate sem deixar de ser saudável. As frutas vermelhas são uma paixão para mim, em sabor e benefícios à saúde. Essas são aqui da Empório dos orgânicos, aqui da nossa cidade. As frutas tem sabor de frescas, apanhadas do pé na hora, mantém a cor e aroma in natura por ser orgânicas e muito bem embaladas. Fiz um suco natural e ficou muito gostoso, com todo o sabor da fruta. Além de ser uma sobremesa fácil, prática, tem a sofisticação e charme das minis tortinhas. Vai a dica, fazer mini-tortinhas e não tortas enormes quando para poucas pessoas, isso nos ajuda evitar os exageros. Faz essa receitinha e me conta. Para essa receita vamos precisar de:
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200g Chocolate 70% cacau

Leite de coco – suficiente para amolecer o chocolate

4 colheres (sopa) de farelo de aveia

1 colher (sopa) de farinha de amêndoas

1 xícara (chá) de farinha de castanha-do-pará

1 colher (sopa) açúcar de coco

Mirtilos

Framboesas

Amoras


Modo de Preparo:


Misture os ingredientes: farelo de aveia, farinha de amêndoas, farinha de castanha do pará e o açúcar de coco.

Acrescente pouca água para dar “liga”, acrescentei ½ copo americano, aos poucos.

Reservei e levei à geladeira por 10 minutos, deixei descansar para hidratar a farinha e endurecer.

Em seguida, molde a massa em fôrmas de cupcake e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 15 a 20 minutos, depende do forno. No meu deixei 20 minutos.

Derreta o chocolate 70% cacau em banho maria e vá acrescentando o leite de coco para amolecer, acrescentei 1/3 do vidrinho.

Massinha assada, retirei do forno, aguardei esfriar, e adicionei o chocolate frio na massa.

Decorei com berries: mirtilo, framboesa e amora e um toque de damasco.

Ficou sensacional! Leve, deliciosa, gostinho de quero mais.

Rendimento: 6 porções Tempo de Preparo: 20 minutos mais o tempo para assar. Dificuldade: Fácil

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VAMOS FALAR DE NUTRIÇÃO?


Sobre Castanha-do-pará e seus benefícios


É bem comum ouvirmos falar do valor calórico da castanha e das nozes, pistaches, avelãs, amêndoas... muitas pessoas tiram das refeições por medo do alto teor de calorias presente nesses alimentos, e que possa comprometer o peso, a boa forma. Mas, vale a pena rever essa impressão. As oleaginosas são ricas em compostos que fazem os vasos sanguíneos relaxarem, além de baixarem a pressão arterial e protegerem o coração. É o caso da gordura monoinsaturada, que vai além dos benefícios já citados e também atua para diminuir os riscos de desenvolvimento de câncer (de ovário, reto e bexiga) e ainda ajuda a eliminar aqueles quilos a mais por dar saciedade. É um alimento rico em antioxidantes como a vitamina E e o selênio que retardam o envelhecimento e combatem o colesterol. A recomendação diária de selênio é de 55 mg para pessoas saudáveis.


A castanha-do-pará fornece uma porção generosa de selênio responsável por acionar enzimas que bloqueiam os radicais livres, que são agressores de nossas células. Deficiência de selênio abre portas para fragilizar nossa imunidade. Esse mineral auxilia também na preservação dos neurônios contra doenças degenerativas comuns na idade mais avançada. A Universidade de Otago, na Nova Zelândia, em estudo concluiu que a ingestão de 2 castanhas-do-pará por dia eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Para não exceder as calorias, a melhor opção é a moderação. Cada castanha-do-pará fornece em média 35 calorias. O profissional da Nutrição consegue incluir em sua alimentação de forma balanceada com os outros alimentos, mantendo sua


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