segunda, 27 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
14/03/2024 13h36

Empresa é contratada para recolher e guardar animais de grande porte em Imbituba

A população ao se deparar com um animal de grande ou médio porte (bois, cavalos, etc..), que esteja colocando em risco a segurança das pessoas, soltos, ou em situação de maus tratos, poderá fazer uma denúncia entrando em contato com a Ouvidoria do Município
Empresa é contratada para recolher e guardar animais de grande porte em Imbituba
Na manhã desta quinta-feira (14), foi assinado o contrato entre a Prefeitura Municipal e a empresa vencedora da Licitação para realizar o recolhimento de animais de médio e grande porte em Imbituba. Um problema que assolava o município há algum tempo e que finalmente terá uma solução.


A empresa que cumpriu todos os requisitos solicitados pela Prefeitura e vencedora do pregão foi a Rancho Garcia e a partir de hoje está apta para realizar os serviços de recolhimento, guarda e destino dos animais de médio e grande porte vivos, soltos ou abandonados em via pública ou espaço público, de acordo com a Lei nº 846/1986 e Lei nº 1674/1997.


“Foi uma luta de dois anos para conseguirmos chegar a esse momento, pois a Prefeitura não tinha estrutura para recolher e tratar bem um animal de porte maior. Agora, através da contratação desse serviço, é um alívio. É uma política que vai proporcionar segurança pública à população e dar um bom tratamento aos animais em situação de risco, nas ruas ou abandonados”, destacou o Secretário da Saúde Emanoel Matos.

PUBLICIDADE

A população ao se deparar com um animal de grande ou médio porte (bois, cavalos, etc..), que esteja colocando em risco a segurança das pessoas, soltos, ou em situação de maus tratos, poderá fazer uma denúncia entrando em contato com a Ouvidoria do Município pelo telefone (48) 3355-8100 ramal 8149, ou enviar a denúncia através do link “Solicitações de Serviços”, localizado na parte direita do site da Prefeitura, que a Vigilância em Saúde, junto à empresa que realiza o recolhimento irá até o local para fazer o resgate do animal.


“A empresa Rancho Garcia conta com um veterinário que irá verificar o estado em que o animal se encontra e prestaremos todos os cuidados para que ele seja bem tratado. Temos áreas amplas onde os animais poderão permanecer temporariamente seguros, sem colocar mais em risco à população”, destacou Carlos Eduardo Garcia, responsável pelo recolhimento dos animais.


“A questão dos animais de grande porte sempre foi uma luta do poder público. Sempre procuramos fazer o melhor. Agora com o contrato, mesmo assim manteremos a atenção para sanar outros problemas que podem vir. Mas é uma vitória de todos. Prefeitura, Secretaria e principalmente das ativistas que tanto fazem pela causa animal em nosso município”, destacou o prefeito Clésio do Marcão.


Os animais apreendidos ficarão à disposição para que os proprietários os resgatem dentro de 15 dias, mediante o pagamento de custos com despesas de apreensão, guarda, tratamento médico-veterinário, medicação e alimentação de cada animal. O animal apreendido será catalogado com chip eletrônico, etiqueta ou outro instrumento a fim de identificá-lo. Caso o animal seja apreendido três vezes, será imediatamente leiloado ou doado para um terceiro que se responsabilize por sua guarda e proteção

PUBLICIDADE

“Para a liberação do animal, serão cobrados do proprietário ou responsável uma multa pelo abandono, taxa de liberação e despesas com guarda, tratamento médico-veterinário, medicação e alimentação de cada animal. Com isso, espera-se que seja coibido o abandono de animais de grande porte e que a população tenha conhecimento para poder também agir para que esta prática não exista mais em Imbituba”, destacou Carina Genovez, Assessora Jurídica da Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA, e complementa, “caso seja detectado que o animal esteja sofrendo maus tratos, será acionada imediatamente as autoridades competentes para que sejam tomadas as medidas cabíveis”.


Estavam presentes na assinatura o prefeito em exercício Clésio do Marcão, o Secretário Municipal de Saúde Emanoel Matos, o Capitão Reiger da Polícia Militar, a diretora da Vigilância em Saúde de Imbituba Joana Diniz, o vereador Humberto Carlos dos Santos, além de ativistas da causa animal em Imbituba.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.