A pesquisa abrangeu 2.100 indivíduos de sete regiões distintas de Santa Catarina: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. Os produtos mais desejados continuam sendo chocolates (81,5%), brinquedos (11,7%) e artigos de vestuário/calçados (4,8%).
Essa tendência de aumento nos gastos surge após um período de declínio no mercado devido à pandemia da Covid-19. A Fecomércio aponta que em 2020 e 2021 houve uma diminuição de 5,29% e 13,86%, respectivamente, seguida por um aumento de 35,8% em 2022. Já em 2023, houve uma redução de 2,6%.
A melhoria na situação financeira das famílias catarinenses pode estar correlacionada com esse aumento nos gastos durante a Páscoa deste ano. A pesquisa revela que 42,7% dos entrevistados declararam estar em situação financeira melhor do que no ano passado, enquanto 41,7% relataram estar em igual situação, e apenas 15,5% indicaram estar em situação pior.
As regiões que apresentaram os maiores valores na intenção de compra foram Lages (R$ 286,53), Blumenau (R$ 261,35) e Chapecó (R$ 261,07). Por outro lado, as menores intenções foram registradas em Joinville (R$ 163,46), Criciúma (R$ 189,56) e Florianópolis (R$ 213,08), enquanto em Itajaí (R$ 224,03) o valor foi próximo à média estadual (R$ 228,42).
Os consumidores planejam fazer suas compras na semana que antecede a Páscoa, com 15,7% indicando que as compras serão realizadas na véspera e 5,5% no próprio Domingo de Páscoa. Os principais locais de compra são supermercados (42,5%), comércio de rua (36,4%) e lojas de shopping (12,1%), com a maioria dos consumidores (54,9%) preferindo fazer compras presencialmente, enquanto 17,3% optam pelo meio virtual.