quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
17/02/2024 11h59

Cinematerapia reúne mais de 100 idosos em Capivari de Baixo

Pessoas a partir dos 60 anos de idade podem ingressar nos grupos da Terceira Idade
Cinematerapia reúne mais de 100 idosos em Capivari de Baixo
Cadeiras, luzes apagadas e muita pipoca. O cenário ideal para uma sessão de cinema foi recriado no Centro de Convivência da Terceira Idade. A ação faz parte da Colônia de Férias oferecida para cerca de 110 idosos do município. A iniciativa de cinematerapia realizada por meio da coordenação dos grupos de idosos, buscou promover a inclusão digital e trazer à tona as memórias dos idosos.


Aos poucos, um por um chegou ao local de exibição, na sala de cinema adaptada, e se preparou para relembrar a emoção de ver um filme. O cinema proporciona muitos ganhos em termos de resgate de memórias, capacidade de lembrar e contar histórias, desenvolvimento de linguagem, interação social e do idoso se sentir valorizado e importante perante o grupo.


Maria Luiza Maffei, de 77 anos, destacou que o filme e as diversas ações da Colônia de Férias são oportunidades únicas. “Viemos para o Centro de Convivência com muita alegria e esperando boas iniciativas toda semana. As promoções por meio da Colônia não devem acabar”, pontuou.


Há um ano participando dos grupos da Terceira Idade, Marci Duarte, contou que gostou muito da exibição do filme. “O filme foi emocionante e muito interessante. Como não temos condições de irmos à praia, a Colônia de Férias foi uma boa pedida para não ficarmos somente em casa. Por mais iniciativas como esta”, observou.


PUBLICIDADE
O filme ‘O céu é de verdade’ conta um episódio que se passa em 2003, baseado na história de Colton Burpo, um menino de apenas 4 anos que passou por uma cirurgia de emergência que visava resolver um caso de apendicite aguda. Ao passar por um caso de ‘quase morte’, a criança sobreviveu e relata que deixou o próprio corpo durante a cirurgia.


Após a exibição do filme o grupo pôde se saborear um delicioso lanche, com suco, frutas e canjica. A Farmácia Ultra Popular esteve no local prestando serviços de aferição da pressão arterial e orientações em saúde. Cupons de descontos foram oferecidos e dois kits foram sorteados, com copo e boné personalizados da farmácia. O tradicional bingo também teve o seu espaço na programação desta quinta-feira.


Ao falar em envelhecimento ativo sempre a atividade física, alimentação saudável e atividade cognitiva é sempre associada. Mas as atividades culturais também auxiliam no envelhecimento ativo. Entre elas, a linguagem do cinema e do teatro podem propiciar aos idosos momentos de discussão e reflexão sobre a sua vida, a sua história e trazer conhecimento e aprendizado.

PUBLICIDADE

O Centro de Convivência da Terceira Idade fornece aos participantes atividades como: grupos de convivência, oficinas, excursões turísticas e bailes temáticos, que têm por foco contribuir no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e da sociabilidade, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.


Pessoas a partir dos 60 anos de idade podem ingressar nos grupos da Terceira Idade. Os interessados que queiram fazer parte podem procurar o Centro de Convivência, que funciona na rua Monteiro Lobato, no Centro.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.