As investigações começaram após a morte de Jack, um cão da raça Pug, que foi deixado preso dentro de uma caixa de transporte em um dia de calor extremo, sem água e sem ventilação. O animal foi encontrado morto pelos tutores, que haviam contratado o serviço de adestramento do casal.
Durante as diligências, a Polícia Civil descobriu que outro cão, Mel, da raça Spitz Alemão, também morreu nas mesmas condições, em outra ocasião. Além disso, outros cães foram encontrados em caixas de transporte inapropriadas, sem água e em ambiente considerado insalubre, na residência do casal.
A ação policial também teve o apoio da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) de Palhoça, que auxiliou na remoção dos animais. Todos os cães que estavam sob os cuidados dos adestradores foram devolvidos aos tutores pela polícia.
O casal foi indiciado pelo crime de maus-tratos qualificados, com pena que pode chegar a mais de 5 anos de prisão, além do pagamento de multa. A Polícia Civil informou que o inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Ministério Público, que irá decidir se oferece ou não a denúncia à Justiça.