terça, 21 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
31/01/2024 13h20

Cerbranorte celebra avanços com a nova Lei de apoio às cooperativas e concessionárias de energia

O Governador Jorginho Melo ratificou o projeto que visa fortalecer, expandir e aperfeiçoar as redes elétricas, especialmente em áreas rurais, assegurando um desenvolvimento equitativo e sustentável em Santa Catarina
Cerbranorte celebra avanços com a nova Lei de apoio às cooperativas e concessionárias de energia
A Cerbranorte, juntamente com outras cooperativas catarinenses de energia, comemora um novo horizonte que se desenha com a sanção da Lei nº 18.516. Sancionada dia 19 de janeiro de 2024, a lei institui uma Política Estadual de Apoio às Cooperativas de Energia, marcando um marco significativo para o setor. O Governador Jorginho Melo ratificou o projeto que visa fortalecer, expandir e aperfeiçoar as redes elétricas, especialmente em áreas rurais, assegurando um desenvolvimento equitativo e sustentável em Santa Catarina.
PUBLICIDADE

A lei propõe a inclusão de dispositivos na legislação estadual que concedem benefícios tanto às cooperativas quanto às concessionárias de energia para impulsionar investimentos na infraestrutura elétrica. “Este é um passo fundamental para garantir que os benefícios do desenvolvimento alcancem todos os catarinenses, especialmente aqueles em comunidades menores e áreas rurais,” declarou Zé Milton, presidente da FRENCOOP e proponente da lei.


Com o projeto sancionado, destaca-se a criação de um crédito presumido de até 20% do ICMS anual, destinado às cooperativas e concessionárias, para financiar a construção de subestações, linhas de transmissão, e instalação e melhoria das redes trifásicas. “É uma medida que reconhece a importância das cooperativas na matriz energética do estado e impulsiona investimentos significativos,” disse o presidente da Cerbranorte Distribuição, Mayco Luiz Niehues. “Estamos entusiasmados com os projetos futuros, como nossa linha de transmissão de 138 kV, que irá conectar na rede básica e trazer benefícios substanciais para nossos associados e para a comunidade como um todo.”

PUBLICIDADE

O vice-presidente Roberto Kinderman acrescenta: “Essa legislação é uma vitória coletiva e reforça o papel vital das cooperativas no fornecimento de energia confiável e na promoção do desenvolvimento econômico regional. Com este apoio, podemos olhar para o futuro com otimismo.


A lei é o resultado de uma colaboração intensiva e bem-sucedida entre várias partes interessadas, incluindo a Federação das Cooperativas de Energia de Santa Catarina (Fecoerusc), e é um testemunho da força do cooperativismo e do compromisso do estado com o progresso energético sustentável.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.