segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
31/01/2024 09h28

Sistema de alta pressão deve 'cozinhar' as temperaturas em SC

A atuação de um sistema de alta pressão continua mantendo o tempo firme ao longo do dia, mas com chuvas e temporais isolados à noite
Sistema de alta pressão deve 'cozinhar' as temperaturas em SC
Santa Catarina enfrenta nesta quarta-feira (31) as consequências de um sistema de alta pressão que continua a exercer sua influência sobre o clima. O dia amanhece com o predomínio do sol entre poucas nuvens na maioria das regiões do Estado, criando uma sensação de calor crescente ao longo do dia.


No entanto, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e a noite em algumas áreas do Planalto Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Este alerta é emitido em torno das 7h30, destacando que o calor da tarde combinado com a umidade disponível favorece a formação dessas instabilidades.


O risco de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos pontuais é considerado moderado em partes do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, assim como em todo o Planalto Norte, Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. Outras áreas têm risco baixo ou nulo, de acordo com o órgão.

PUBLICIDADE

Quanto às temperaturas, os termômetros variam entre 8°C e 17°C no Planalto Sul e em pontos elevados do Meio-Oeste, enquanto nas demais áreas oscilam entre 17°C e 22°C nas mínimas. As máximas podem atingir até 35°C no Oeste e Extremo-Oeste, enquanto no restante do Estado variam entre 19°C e 31°C.


Para quinta-feira (1º), espera-se uma continuação do tempo predominantemente ensolarado, com variação de nuvens pela manhã e parte da tarde. No entanto, há condições para pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e a noite, especialmente na porção Nordeste do Estado.

PUBLICIDADE

As temperaturas mínimas variam entre 10°C e 15°C no Planalto Sul e entre 16°C e 22°C nas demais áreas. As máximas podem chegar a 36°C no Extremo-Oeste e Oeste, enquanto no restante do Estado variam entre 20°C e 31°C.


Já na sexta-feira (2), o sol e a variação de nuvens predominam pela manhã e até o meio da tarde, com temperaturas que podem alcançar os 37°C no Grande Oeste. Espera-se ocorrência de chuvas e temporais entre os Planaltos e o Litoral catarinense devido à combinação de calor e umidade.


No fim de semana, a previsão aponta para um sábado (3) com sol predominando durante a maior parte do dia, seguido por pancadas de chuva e temporais isolados à tarde e à noite em áreas do Planalto Norte, Litoral Norte e Alto Vale do Itajaí. No domingo (4), as instabilidades atmosféricas, aliadas ao calor e umidade, aumentam a intensidade dos temporais, com raios, rajadas de vento intensas, queda de granizo e chuvas volumosas, representando risco moderado a alto para ocorrência


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.