quarta, 22 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
29/01/2024 17h57

Pesquisa catarinense inédita no Brasil identifica efeito de óleos naturais contra mosquito da dengue

Pesquisadores da Unochapecó extraíram óleos essenciais de plantas presentes em Santa Catarina e em demais Estados brasileiros
Pesquisa catarinense inédita no Brasil identifica efeito de óleos naturais contra mosquito da dengue

Pesquisadores da Unochapecó em Santa Catarina estão estudando o uso de óleos essenciais de plantas para combater o mosquito da dengue. Testes preliminares mostraram que extratos de plantas como unha-de-gato e casca d'anta tem efeito larvicida, enquanto óleo de crisântemo tem efeito repelente. O estudo também analisou o crescimento de casos e mortes por dengue no estado.


Foram identificadas 3 espécies de plantas com ação contra o Aedes aegypti. As larvas usadas nos testes foram criadas em laboratório. Além disso, a pesquisa constatou que cidades com melhores índices de saneamento e desenvolvimento humano têm menos casos de dengue.

PUBLICIDADE

A pesquisa se expandiu para mais de 1.500 municípios na fronteira do Brasil com a Argentina, em parceria com uma universidade argentina. Os dados analisados incluem registros epidemiológicos de Santa Catarina e municípios.

PUBLICIDADE
Além da produção dos repelentes e dos larvicidas a partir de produtos naturais, as próximas etapas do projeto também prevêem novas ferramentas de comunicação social sobre a doença e capacitações para profissionais da rede de saúde.

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.