segunda, 20 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
25/01/2024 21h45

Casos de dengue em SC cresce 900%

O Governo do Estado de Santa Catarina realizou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (25) para abordar o alarmante aumento de casos de dengue
 Casos de dengue em SC cresce 900%
O Governo do Estado de Santa Catarina realizou uma entrevista coletiva nesta quinta-feira (25) para abordar o alarmante aumento de casos de dengue no estado, registrando uma elevação de 900% em comparação com o mesmo período do ano passado. A situação levou à integração das pastas do governo, com o objetivo de reforçar o enfrentamento às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti ao longo de 2024.


O Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) passará a se reunir semanalmente a partir da próxima semana para desencadear medidas intersetoriais e reforçar as ações da Secretaria de Estado da Saúde no combate à dengue.

PUBLICIDADE
Segundo o governador, a antecipação é crucial diante das condições climáticas propícias ao aumento dos casos. Além dos repasses previstos, diversas entidades e setores governamentais, como o Detran, estão envolvidos na prevenção. O Detran, por exemplo, assinará um termo com o Tribunal de Justiça para esvaziar depósitos de carros pelo estado.


Os dados divulgados na coletiva revelam que Santa Catarina já contabiliza 4.043 casos prováveis de dengue, com um óbito confirmado. Mais de cinco mil focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em 186 municípios, sendo que 154 são considerados infestados.

PUBLICIDADE
A vice-governadora alertou sobre o papel fundamental dos cidadãos na prevenção da doença, instando todos a eliminarem criadouros do mosquito. A secretária de Estado da Saúde ressaltou que, embora o país enfrente o aumento de casos, a responsabilidade é coletiva, e a participação de todos é essencial.


Durante a coletiva, também foi mencionada a distribuição da vacina contra a dengue, que inicialmente beneficiará crianças de 10 a 14 anos em 13 municípios. A aplicação da vacina ainda aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde, conforme destacou a secretária de Saúde. A população foi incentivada a continuar combatendo o mosquito, pois a vacina não é a única solução. A hidratação adequada foi enfatizada como parte essencial do tratamento, recomendando mais de 3 litros de líquidos por dia para uma pessoa suspeita de dengue.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.