Os interessados podem realizar o credenciamento para habilitar suas embarcações pesqueiras acessando o site do Ministério da Agricultura (https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/pesca/tainha).
A quantidade de embarcações autorizadas e as cotas de captura serão definidas em ato normativo específico expedido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.
Documentos necessários para solicitação da pesca com Emalhe Anilhado incluem cópia do Formulário específico preenchido e assinado, documento oficial de identificação com foto, comprovante do Cadastro Técnico Federal (CTF), Autorização de pesca para emalhe anilhado para tainha entre 2013 a 2023, Título de Inscrição de Embarcação Miúda (TIEM) ou Título de Inscrição de Embarcação (TIE) válido, e comprovantes de entrega dos Mapas de Bordo referentes ao período de janeiro a dezembro de 2022 para embarcações com arqueação bruta maior que 15. Embarcações contempladas com a Autorização Especial Temporária em 2022 terão os Mapas de Produção entre 15 de maio a 31 de julho de 2022 consultados no Sistainha.