quinta, 23 de maio de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
25/01/2024 19h08

Tubarão intensifica medidas contra Dengue em 2024

Em comparação com a semana anterior, os números permanecem semelhantes, com dois focos do mosquito detectados.
Tubarão intensifica medidas contra Dengue em 2024
As equipes do Núcleo de Combate à Endemias e da Vigilância Epidemiológica, vinculadas ao Centro de Operações de Emergências Municipais em Saúde (COEMS), divulgaram hoje os dados mais recentes sobre a presença do mosquito Aedes aegypti e casos de dengue em Tubarão, focando exclusivamente nas informações coletadas neste ano de 2024. 
PUBLICIDADE
Em comparação com a semana anterior, os números permanecem semelhantes, com dois focos do mosquito detectados, um em Oficinas e outro no Centro. No entanto, houve um aumento nas notificações, passando de três para sete nesta semana. Dentre essas notificações, dois casos foram confirmados como alóctones, indicando que as pessoas contraíram a doença fora de Tubarão e apresentaram sintomas após retornarem à cidade. Cinco casos foram descartados, e um está sob investigação.


A comunidade é novamente alertada sobre a importância de colaborar no combate ao mosquito, que além da dengue, transmite a febre chikungunya e o zika vírus. Recipientes que podem acumular água a céu aberto devem ser evitados, e a limpeza de terrenos, calhas e áreas externas é crucial para prevenir a reprodução do vetor.

PUBLICIDADE
A utilização de repelentes ao longo do dia é recomendada, especialmente durante o período de maior atividade do mosquito. A população pode contribuir denunciando possíveis focos do Aedes aegypti por meio da Ouvidoria Municipal, via telefone, WhatsApp ou e-mail. O Facilita Tubarão também está disponível para denúncias presenciais.


Sintomas característicos da dengue, como febre persistente, enjoo, vômito, dor de cabeça intensa, manchas vermelhas na pele, cansaço excessivo e dor nas articulações, devem ser prontamente comunicados a um médico. A conscientização e a colaboração de todos são fundamentais para conter a proliferação do mosquito e prevenir doenças.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.