Nesta última terça-feira (23), o promotor local recebeu uma comissão de representantes dos educadores, que apresentou a documentação comprobatória sobre os erros no processo seletivo, dentre eles uma lista de aprovados habilitados e outra de não habilitados. No processo de inscrição, os professores interessados em concorrer a duas áreas distintas, como Educação Infantil e Educação Especial, depararam-se com uma inscrição que custava R$80,00, um valor superior ao praticado nos municípios vizinhos.
Outros problemas apontados pelos professores
Segundo os professores, na sequência das inscrições ocorreu o adiamento da prova devido à falta de local adequado para a aplicação das provas objetivas. Em seguida, enfrentaram inconsistências nos dados, uma vez que as informações registradas nos cartões resposta, escaneados pela empresa responsável, diferiam dos espelhos de notas apresentados na classificação final das provas objetivas.
E ainda, durante as provas de títulos (graduação e pós-graduação), os professores se depararam com uma classificação "confusa e desordenada". Pessoas com magistério, graduadas e pós-graduadas estavam misturadas numa mesma categoria. Ao buscar esclarecimentos junto à Comissão do Seletivo da Prefeitura, receberam como resposta que a comissão enfrentava os mesmos problemas de comunicação com a empresa contratada.
As medidas tomadas desde então
Os professores entraram em contato com a Comissão do Seletivo da Prefeitura, realizaram denúncias individuais ao Ministério Público e foram informados de que o promotor já havia notificado a prefeitura, sem, contudo, receber resposta. Em uma tentativa de solucionar os impasses, nesta última terça-feira, 23, foi quando os professores obtiveram uma reunião com o promotor de justiça. Na pauta, solicitaram que a lista de pontuações respeitasse o edital, destacando os níveis superior, magistério e não-habilitados. Além disso, pediram que as chamadas fossem presenciais para assegurar a transparência do processo. A vereadora Bia Alves participou da reunião no Ministério Público ao lado do promotor.
Faltam poucos dias para o início das aulas, que é em 14 de fevereiro, os professores ainda não têm acesso à classificação, com habilitados e não habilitados sendo listados de forma conjunta. O Portal HC contatou a assessoria da Prefeitura de Capivari de Baixo para esclarecimentos sobre o processo seletivo de ATCs, no entanto até o fechamento desta matéria não teve retorno.