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18/11/2023 17h35

Investimento de R$ 1,3 bi em rodovias federais de SC é cinco vezes maior que 2022

Dnit ressalta que rodovias federais consideradas boas no fim do ano passado eram 35% e agora estão em 50%
Investimento de R$ 1,3 bi em rodovias federais de SC é cinco vezes maior que 2022
O modal rodoviário é responsável por mais de 70% do transporte de cargas em Santa Catarina e cumpre papel importante para integração regional, nacional e internacional. Com os reduzidos investimentos nos últimos anos, as rodovias federais se tornaram gargalos logísticos. Este ano, um investimento recorde de R$ 1,3 bilhão do governo federal busca mudar essa realidade.
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Segundo dados do Ministério dos Transportes, o valor de investimento para este ano é cinco vezes maior que o aplicado em 2022 e do que a soma dos anos de 2020, 2021 e 2022 – aproximadamente R$ 1,2 bilhão.


Os investimentos já teriam alterado, para melhor, o ICM (Índice de Condição da Manutenção) das rodovias federais catarinenses do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). No fim de 2022, 35% das rodovias eram consideradas boas. Agora, o índice saltou para mais de 50%.


“Mesmo no meio dessa chuva, nós conseguimos subir em 20% nosso índice de estradas boas, que era de 31% passou para 36% no início do ano e hoje nós estamos com cerca de 50%”, disse Alysson Rodrigo de Andrade, superintendente regional do DNIT em Santa Catarina, ao reforçar que a meta para 2024 é acabar com o índice péssimo da malha viária federal no Estado e obter o índice bom em pelo menos 70%.


Os trabalhos nas rodovias federais avançaram este ano tanto na BR-470 quanto na BR-280, onde ocorreu um investimento significativo de Jaraguá até o entroncamento com a BR-101. Ele destacou que o investimento de R$ 1,3 bilhão neste ano será usado para zerar a carteira de construção e melhorar, substancialmente, os contratos de manutenção.


Entre outros investimentos previstos nas rodovias, Andrade lembrou do Crema, sigla para designar o Programa de Contratação, Restauração e Manutenção, que em um dos contratos prevê o alteamento das pistas nos quilômetros 269 e 302 da BR-280 com o fim de evitar que comunidades fiquem ilhadas durante os períodos de chuvas.

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A previsão de orçamento para 2024 ainda tramita no Congresso Nacional sob forma de projeto de lei, e deve ser reajustado após a destinação de emendas individuais de parlamentares e de bancadas.


O superintendente do DNIT em SC comentou que tem conversado com deputados e senadores do Fórum Parlamentar Catarinense e com o relator do projeto da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2024, Luiz Carlos Motta (PL-SP).


Foto: DIVULGAÇÃO


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