Geral
24/09/2018 18h44
Unisul cria grupo de apoio para familiares de portadores de Alzheimer
Inicia em outubro o Grupo de Apoio dos cuidados à psicoeducação do Alzheimer, voltado para os familiares e cuidadores de pessoas com a doença. A iniciativa é dos estudantes Bruna Nasário e Fabrício de Souza, da oitava fase do Curso de Psicologia da Unisul, e faz parte do Estágio em Intervenção em Saúde Mental.
No Brasil, mais de um milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência. Em todo o mundo, ao menos 44 milhões de pessoas vivem com demência, tornando a doença uma crise global de saúde que deve ser resolvida.
Os encontros têm início no dia 5 de outubro e mais sete reuniões estão previstas até o final do ano, sempre nas sextas-feiras, das 19h às 20h. O grupo se reunirá no Serviço de Psicologia da Unisul, no piso térreo do Bloco da Saúde, no Campus Tubarão.
O objetivo do grupo é criar um espaço onde familiares e cuidadores possam falar sobre a experiência e criar uma rede de apoio. “Em Tubarão este é o primeiro grupo voltado para estas pessoas. Sabemos que o Alzheimer é uma doença progressiva e que causa muito estresse em quem está ao redor do paciente. Esse estresse também acarreta sintomas físicos, como hipertensão e insônia”, relata uma das coordenadoras do projeto, Bruna Nasário.
“Olhando para o cuidador vamos também olhar para o paciente, já que o cuidado que ele vai ter com o portador da doença é influenciado pelo seu próprio bem-estar”, complementa.
O Alzheimer
O Alzheimer é a causa mais comum de demência - um grupo de distúrbios cerebrais que causam a perda de habilidades intelectuais e sociais. Na doença de Alzheimer, as células cerebrais degeneram e morrem, causando um declínio constante na memória e na função mental.
A demência varia em gravidade desde o estágio mais brando, quando está apenas começando a afetar o funcionamento de uma pessoa, até o estágio mais grave, quando a pessoa deve depender completamente dos outros para atividades básicas da vida diária.
Quem quiser mais informações sobre o grupo de apoio pode ligar nos telefones (48) 99118-0464 (Bruna) ou (48) 99818 – 2397 (Fabrício).