Imagens gravadas pela acompanhante de uma idosa no Pronto Atendimento (PA) de Penha, no Litoral Norte do estado, no último domingo (18), mostram um médico completamente alterado ao atender os pacientes. O profissional parecia agitado e tinha dificuldade em digitar os prontuários médicos.
A Secretaria de Saúde emitiu uma nota informando que o médico começou a atuar na unidade há menos de um mês e foi imediatamente afastado das atividades após a denúncia. Os pacientes afirmaram que o médico estava embriagado; a prefeitura, no entanto, destacou que, apesar de visivelmente alterado, não pode especificar qual tipo de substância o profissional ingeriu.
O Conselho Regional de Medicina (CRM) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) foram notificados sobre a conduta do médico, para que sejam tomadas medidas adequadas contra o profissional e a equipe, além do registro imediato do Boletim de Ocorrência.
A prefeitura de Penha afirmou ainda que o médico não voltará a atuar no município. O diretor clínico do PA, Leandro Brasil, avaliou os prontuários de todos os pacientes atendidos pelo médico para garantir que nenhum paciente seja prejudicado.
Em nota oficial, a prefeitura também reforçou que não compactua com o ocorrido e repudia veementemente a situação.
Confira a nota na íntegra:
Referente a situação no Pronto Atendimento neste domingo, dia 18, a Prefeitura de Penha, através da Secretaria de Saúde, vem a público esclarecer os fatos. A partir do momento em que a Prefeitura Municipal teve conhecimento do caso, o médico foi imediatamente afastado do plantão e não voltará a atuar mais no município.
Posteriormente, o Diretor Clínico do PA, Leandro Brasil, avaliou o prontuário de todos os pacientes atendidos pelo médico para que nenhum paciente tenha prejuízo.
Com relação ao médico, o Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem foram notificados para que seja possível avaliar a conduta da equipe e do médico, além do imediato registro do Boletim de Ocorrência.
A Prefeitura Municipal de Penha reafirma que não compactua com o caso e repudia, veementemente, o ocorrido. Lamentamos a situação e reforçamos nosso compromisso com a qualidade no atendimento de todos os cidadãos.