Quarta, 21 de maio de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
24/05/2023 15h16

Colunista da Folha trata sobrenome catarinense ‘Heil’ como saudação nazista e gera revolta

Giovana Madalosso publicou coluna em que narra viagem a Urubici, onde foi ‘surpreendida por uma saudação nazista’
Colunista da Folha trata sobrenome catarinense ‘Heil’ como saudação nazista e gera revolta

A confusão em uma coluna da Folha de São Paulo com o sobrenome Heil e a conhecida e repelida saudação nazista repercutiu em todo país ao longo da semana. A colunista da Folha de São Paulo Giovana Madolosso, durante visita a Urubici, na Serra Catarinense, viu na inscrição Heil nos telhados de casas de aluguel uma saudação nazista. 

A reportagem foi publicada às 6h do dia 12 de maio. Às 19h26 do mesmo dia, a Folha publicou uma correção. “É incorreto afirmar que a inscrição Heil no telhado dos imóveis “muito provavelmente” seja uma referência a uma saudação nazista, como publicado em versão anterior deste texto”, escreveu a empresa.

O título da reportagem foi corrigido, com a inclusão de um “possível”: “Fui surpreendida por uma possível saudação nazista”. Heil é o sobrenome de uma tradicional família catarinense e o proprietário dos imóveis fez a inscrição do sobrenome nos telhados para identificar as suas propriedades.


Otexto da colunista narra a viagem feita com o filho para a cidade da Serra. Ela conta que pela estrada “repleta de araucárias” se deparou com a palavra “Heil” nos telhados das casas. “Meus enteados […] perguntaram se aquilo era de fato uma alusão ao nazismo. Expliquei que possivelmente, já que Heil, Hitler (Salve, Hitler) era uma conhecida saudação nazista”, escreveu a colunista.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao portal ND Mais, Valmor Heil, proprietário das casas e motorista aposentado, diz que se surpreendeu com a notícia de que o sobrenome da família teria sido confundido com um símbolo nazista.


Há 13 anos, o casal construiu a primeira casa em Urubici, para a família curtir o inverno na Serra. Daí surgiu o projeto de construir outras casas para aluguel de turistas, como uma forma de renda.


No Facebook, Valmor e a esposa Sandra Soares, administram a página “Casas particulares Heil”, como forma de divulgar o espaço. Foi por lá que eles receberam a notícia de que a marca registrada das construções havia sido confundida com apologia ao nazismo.


“Fiquei sabendo através de um seguidor. No momento eu visualizei, mas não dei tanta importância. Só que daí começaram outras pessoas a me mandar mensagens, e comecei a me preocupar mais. Eu comuniquei o meu marido, o qual já se direcionou ao nosso advogado. Eram muitas mensagens, de gente que eu nem conhecia”, explica Sandra.


O caso repercutiu inclusive na Assembleia Legislativa. O deputado Sargento Lima (PL) criticou a colunista. “A senhora estava no estado mais seguro do país, por isso a senhora escolheu visitar o nosso estado, fazendo um desfavor ao povo ordeiro e pacífico de Santa Catarina”, declarou Lima, acrescentando que membros da Bancada do Partido Liberal acionaram o Ministério Público (MPSC) para apurar a responsabilidade do jornal e da articulista que assinou a matéria.

PUBLICIDADE

Gerri Consoli (PSD) e Maurício Peixer (PL) apoiaram Lima. “Em palestra que fiz fora do estado fui indagado da cultura do nazismo em Santa Catarina”, registrou Consoli, que negou enfaticamente a existência dessa cultura, apesar de em seguida lembrar do caso de uma piscina com o desenho da suástica no fundo e que foi alvo de ação do MPSC.


“Foi em Urubici, uma cidade ordeira, turística, uma cidade maravilhosa, e daí vem uma pessoa desqualificada, utilizando um diário nacional para falar tamanha besteira. Veio com olhos de urubu e cometeu essa injúria direta contra os catarinenses e contra a família Heil. Ela que não venha mais para cá, nós ficaremos muito felizes com essa atitude dela”, registrou Peixer.



Fonte: Com informações de ND+ e Agência AL
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.