quinta, 05 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
21/09/2018 20h06

Primavera começa neste sábado e deve ter temperaturas acima da média

As chuvas na região Sul do país deverão ficar acima da faixa normal nos três estados. Confira!
Primavera começa neste sábado e deve ter temperaturas acima da média
A primavera de 2018 começa neste sábado (22), exatamente às 22h53, e termina no dia 21 de dezembro às 20h22. Nesta estação, a atmosfera gradualmente sai do padrão seco característico do inverno e ganha o padrão úmido e quente típico do verão.

Mas esta transformação não ocorre de uma semana para outra. Segundo Felipe Pungirum, meteorologista da Climatempo, para o início da primavera há uma grande massa de ar seco que predomina no Sudeste. “No mês de outubro, vai chover um pouco menos que a média na região”, explica.

Os principais centros internacionais de meteorologia indicam probabilidade superior a 60% de que seja registrado um novo episódio de El Niño no final da primavera e início do verão de 2019. Se o fenômeno for confirmado, provavelmente, será de curta duração e de intensidade baixa ou moderada.

O El Niño provoca o aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical, afetando a distribuição das chuvas, que também são influenciadas pela temperatura na superfície do oceano Atlântico Tropical e na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul.

Previsão

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com a possível presença do El Niño, as chuvas na região Sul do País deverão ficar acima da faixa normal nos três Estados, enquanto as temperaturas médias devem predominar dentro da normalidade no Rio Grande do Sul e acima da média nos outros Estados.

Fonte: Exame
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia