Geral
20/09/2018 10h33
"Tabelamento do frete não é sustentável e deve ser revisto", afirma ministro
Guardia ressaltou ainda que a subvenção ao diesel, válida até o fim do ano, terá que voltar a ser debatida.
O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, disse que o governo sabe que o tabelamento do frete rodoviário de cargas é insustentável e terá de voltar a discutir o tema. Segundo o ministro, a decisão de editar a medida provisória do frete foi tomada em um contexto extremamente complexo da greve dos caminhoneiros, em maio.
“Eu já disse publicamente várias vezes, sabemos que o tabelamento de frete não é algo que é sustentável. Esse é um tema que precisará ser enfrentado, que está em discussão no judiciário, está no Supremo [Tribunal Federal] para que possa eventualmente ter uma solução que venha do judiciário”, disse o ministro.
Guardia ressaltou ainda que a subvenção ao diesel, válida até o final do ano, terá de voltar a ser debatida. “Vamos precisar enfrentar essa questão porque a partir do ano que vem nós não teremos mais subvenção [no preço do diesel]. A gente precisa, agora, com tempo, ter soluções mais estruturantes para esse problema”, acrescentou.
De acordo com o ministro, uma saída para a questão passa por uma maior competição no setor do refino de combustíveis e pela criação de um mecanismo que permita que os tributos absorvam a variação de preço dos combustíveis.
Fonte : Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/AB/Divulgação HC