quarta, 11 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
19/09/2018 11h56

Tribunal de Justiça aprova instalação de nova Vara para a comarca de Jaguaruna #SessaoAdministrativa

Autoridades do município acompanharam a sessão na manhã desta quarta-feira (19/9) no auditório do TJ. A comarca é composta ainda pelos municípios de Treze de Maio e Sangão, uma abrangência de 32 mil habitantes
Tribunal de Justiça aprova instalação de nova Vara para a comarca de Jaguaruna #SessaoAdministrativa
O Tribunal de Justiça, em sessão administrativa na manhã desta quarta-feira (19/9), aprovou por unanimidade a instalação de uma nova vara para a comarca de Jaguaruna. Até hoje com vara única, a comarca registra mais de 30 mil processos em trâmite, sob responsabilidade de um só magistrado. Tal número chamou a atenção da cúpula do Judiciário que, em processo aberto ainda em 2016, analisou a questão e chegou à conclusão da urgência em incrementar a estrutura local.

A média de novas ações que ingressam a unidade por mês, revelou o estudo do TJ, alcança 875 processos. "De todas as comarcas de entrância inicial do Estado, Jaguaruna com certeza é a que se encontrava em situação mais difícil", comentou o presidente do TJ, desembargador Rodrigo Collaço, ao relatar a matéria no âmbito do Órgão Especial. O fato da comarca já dispor de dois promotores e contar com espaço físico compatível, acrescentou o presidente, reforçaram a agilização do pleito.

A nova unidade, denominada 2º Vara, atuará em feitos criminais e de execuções penais, além daqueles relativos à Fazenda Pública e aos registros públicos, entre outros. Após seis meses da instalação, tais competências poderão ser revistas.

Uma comitiva integrada pelas principais autoridades de Jaguaruna acompanhou a sessão no auditório do TJ com expectativa e demonstrou satisfação ao ver sua pretensão acolhida pelos desembargadores de forma unânime. "Estamos muito satisfeitos e agradecidos aos magistrados pela aprovação dessa segunda vara, que com certeza vai agilizar a tramitação dos processos em nossa região", comemorou o prefeito Edenilson Montini da Costa.

Ele também disse que espera agora retorno mais célere na apreciação das ações de execução fiscal - cerca de 11 mil processos, que podem representar um reforço no caixa do município. O juiz Gustavo Schlupp Winter é o atual titular da Vara Única de Jaguaruna, comarca composta ainda pelos municípios de Treze de Maio e Sangão, com abrangência sobre 32 mil habitantes. A instalação da nova unidade e a definição do magistrado que responderá por ela devem ocorrer no próximo mês de outubro.

Fonte: TJSC
Foto: Fabrício Severino/AI TJSC/Divulgação HC
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia