domingo, 08 de dezembro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
11/09/2018 16h21

Lideranças regionais definem eixos para o desenvolvimento #ProgramaLiderAmurel 

Em parceria com o Sebrae/SC, municípios da Amurel traçam agenda com cinco propostas visando o desenvolvimento regional.
Lideranças regionais definem eixos para o desenvolvimento #ProgramaLiderAmurel 
Os eixos necessários para o desenvolvimento das cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Lagunar (Amurel) foram elencados durante o Programa LIDER, desenvolvido com o apoio do Sebrae/SC. Lideranças governamentais, empresários e representantes do terceiro setor participaram das reuniões realizadas durante os últimos meses e entenderam que o desenvolvimento da região precisa, necessariamente, de integração entre os municípios e os diversos setores da sociedade.

Inovação em Gestão Pública, Agronegócio, Infraestrutura, Educação, Inovação e Tecnologia, além do Turismo, são os cinco pilares a serem trabalhados para o desenvolvimento da Amurel. Segundo a assistente de atendimento do Sebrae de Tubarão, Renata Goulart Fernandes, criou-se um cronograma com metas a serem cumpridas. “Em dezembro voltaremos a nos encontrar e vamos continuar a conversar sobre o que tem sido realizado", expõe.

Toda a discussão sobre o desenvolvimento da Amurel foi coordenada pelo Sebrae/SC. “Foram meses de conversas para que estes eixos fossem definidos. Coordenamos este trabalho para criar planos que possam ser executados e que alavanquem o desenvolvimento da nossa região”, aponta Murilo Emanuel Gelosa, Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC.

Ações já começam a ser executadas

Segundo o presidente da Amurel, o prefeito de São Martinho, Robson Jean Back, algumas ações já são colocadas em prática. Para a área de Inovação em Gestão Pública, por exemplo, uma base de dados com boas ações já praticadas pelos governos é criada. “Dessa forma, podemos buscar práticas já testadas e que deram certo. É uma forma de inovação", pontua.

Back também reforça a importância da união de todos os setores. “É fundamental a participação do empresariado e de representantes de todas as classes para discutirmos o desenvolvimento. Não é apenas com o Poder Público que o desenvolvimento ocorre. A classe empresarial deve estar junto conosco. Para que todo este trabalho dê certo, é necessário que este tripé esteja bem firmado", aponta.

Agenda regional

Durante os encontros do Programa LIDER, segundo o facilitador do Sebrae/SC, Ricardo Klein, trabalhou-se a identificação dos eixos estratégicos dos municípios e o alinhamento dos objetivos. "Construímos a missão, visão e valores da região ao longo dos últimos anos, criando uma agenda de propostas regional visando o nosso desenvolvimento", comenta.

Com a finalização dos planos de ação, definiu-se que a Amurel será a responsável pela liderança do programa. “Vamos usar a estrutura da associação, através de um consórcio intermunicipal de multifinalidade, que dará autonomia ao grupo para criar uma câmara temática", ressalta.

Este programa é realizado em diversas partes de Santa Catarina e o diferencial é a parceria com as associações de municípios. “Isso é importante, porque estas cidades possuem a mesma identidade, estão entrosadas. Cada microrregião possui demandas muito parecidas", salienta.

Texto e fotos: Angélica Brunatto/Partner Nazario & Bortot Comunicação
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia