Momento foi importante para tirar dúvidas sobre o novo sistema e conhecer o projeto da Cia Desmontagem Cênica que está aprovado pela Lei Rouanet, aguardando apoio de pessoas físicas ou jurídicas
O Núcleo de Escritórios Contábeis da Associação Empresarial de Imbituba (ACIM Cont) promoveu a palestra eSocial - Saúde e Segurança no Trabalho. Mais de 100 pessoas lotaram o auditório do Centro Multiuso de Nova Brasília para aprender sobre Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalistas (eSocial). A entrada foi solidária e arrecadou cerca de 150 quilos de alimentos e fraldas para a Casa de Repouso Imaculada Conceição.
“Além de a palestra ser altamente informativa e esclarecedora sobre a implantação do eSocial, o fato de as inscrições terem esgotado mostra como o tema gera dúvidas em empresários e profissionais de contabilidade. Já avaliamos a possibilidade de uma segunda edição ainda este ano”, revela o coordenador do núcleo, Rodrigo Francisco, o evento foi um sucesso completo.
A palestrante Regina de Souza Kuntze destaca que o eSocial chegou e novas exigências foram impostas no cumprimento das legislações. “O objetivo é de padronizar e fiscalizar as informações enviadas pelas empresas. Agora a fiscalização será em tempo real, on-line, por isso todas devem estar bem preparadas. Isso inclui a mudança de cultura e procedimentos internos”, destaca.
Intervenção cultural
O evento ainda contou com uma intervenção cultural da Cia. Desmontagem Cênica. Os atores Christian Ribeiro e Alessandra Santos levaram as personagens Cutelinho Tic-Tic e sua mãe Dona Coisa para mostrar que estão com um projeto de circulação teatral pelo estado aprovado na Lei Rouanet, porém com dificuldades de renúncia fiscal por parte das empresas da cidade. “Qualquer empresa ou pessoa física pode doar o seu imposto, os contadores podem auxiliar nisso. Foi uma luta muito grande conseguir aprovar este projeto em âmbito federal e agora não poder realizá-lo por falta de incentivo é muito triste para a nossa cultura. Contamos com o apoio de todos, afinal o imposto já precisará ser pago, só pedimos este direcionamento”, convida Alessandra.
