Sexta, 25 de julho de 2025
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
07/01/2022 16h21

Capivari de Baixo inicia transposição de árvore para dar lugar a canteiro de obras da nova ponte

Uma árvore da espécie Flamboyant, de cerca de dez metros de altura, será retirada do local nos próximos 90 dias
Capivari de Baixo inicia transposição de árvore para dar lugar a canteiro de  obras da nova ponte

Uma árvore da espécie Flamboyant, de cerca de dez metros de altura, será retirada do local nos próximos 90 dias. Nesta sexta-feira (7), o secretário de Administração, Finanças e Planejamento Urbano de Capivari de Baixo, Glauco Gazola Zanella, vistoriou o início do transplante da árvore, que dá o pontapé inicial  da obra da Ponte Stélio Cascaes Boabaid, que ligará a cidade termelétrica (via bairro Santo André a Tubarão (bairro Passagem).


No local onde fica a árvore, será montado o canteiro de obras da ponte. De acordo com a engenheira agrônoma Cariny Figueiredo, responsável técnica pelo procedimento, hoje foi iniciada a poda. A Flamboyant será levada ao Parque Ambiental Encantos do Sul, a cerca de 2 km de onde está atualmente, depois passará por um procedimento e manutenção de no mínimo 30 dias (cova, adubação, terra preparada e água).


O diretor de Planejamento do município, Deiviti Martins, explica que neste processo será possível preservar a planta, que é nativa da mata atlântica. “Há outras árvores bem no trajeto da futura ponte, são poucas e não são nativas”, explica. Neste terreno à margem do rio Tubarão, que agora é um imóvel da Prefeitura - já foi oficialmente doado pela Diamante, mantenedora do Complexo Termelétrico - será erguido, pela empresa Traçado, vencedora da licitação para construção da ponte, o canteiro de obras.


A ponte terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, no final da avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo.

PUBLICIDADE

Novo anel viário

A Prefeitura de Capivari de Baixo deve iniciar, em breve, a revisão do planejamento urbano no entorno da cabeceira da ponte, no bairro Santo André (avenida Paulo Santos Mello). A intenção do prefeito Dr. Vicente Corrêa Costa é criar um novo anel viário de acesso à região central da cidade e à BR-101, deixando o trânsito com mais fluidez e segurança.


A CCR ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho Sul da rodovia federal, vai construir uma ponte na marginal da BR-101, possibilitando mais um canal de trafegabilidade (via avenida Paulo Mello) aos capivarienses e tubaronenses nas proximidades da Stélio Boabaid.



Flamboyant

É uma das mais conhecidas árvores de sombra do mundo e uma das mais belas, dado o colorido intenso de suas flores. As primeiras mudas da árvore foram trazidas ao Brasil no início do século 19. Seu nome tem origem no francês e significa “flamejante” devido à viva coloração vermelha de suas flores. Existe também uma variedade de Flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.


Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore.

PUBLICIDADE

As flores apresentam cinco pétalas e formam grandes cachos. O período de floração acontece nos meses de outubro a dezembro (primavera-verão). Os frutos são grandes vagens de formato alongado. Suas folhas são compostas e se dividem em vários “folíolos”. Popularmente é conhecida pelas “folhas” (folíolos) muito pequenas, difíceis de varrer quando nas calçadas.


As raízes do Flamboyant são agressivas, com parte delas acima da superfície. Por isso é recomendada para cultivo em parques, grandes jardins e campos abertos, já que suas raízes podem danificar as calçadas, redes de esgoto, muros e construções nas cidades.


Deve ser cultivado sob pleno sol, em solo fértil. É tolerante à estiagem, mas não ao frio intenso, sendo apropriado para regiões de clima tropical, subtropical e equatorial. Seu crescimento é rápido e, como é tolerante também à salinidade do solo, pode ser utilizado no litoral também.


HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.