O empresário Calisto Tanzi, conhecido por ter transformado a Parmalat em uma das maiores empresas da Itália, morreu no sábado (1) aos 83 anos na cidade de Parma, na Itália, vítima de pneumonia.
A Parmalat passou por uma falência fraudulenta em 2003. Naquela ocasião, notou-se que havia um rombo de 14 bilhões de euros no balanço da empresa. Milhares de pequenos investidores perderam dinheiro.
A falência teve consequências em diversos setores, como no financeiro, no de esportes, turismo e entretenimento. A empresa estava inflando artificialmente os valores de vendas e lucros durante anos.
Houve uma onda de processos e litígios no mundo inteiro por causa das fraudes nos balanços da Parmalat. Tanzi e outros executivos foram processados. Ele foi condenado por manipular o mercado e falência fraudulenta. Ele foi condenado diversas vezes.
A joint venture criada para consolidar diversas empresas de lácteos no país atribuiu sua crise a "questões estrutuais no setor de leite no Brasil". Em 2011, a empresa francesa do setor alimentício Lactalis tomou o controle do grupo italiano.