Representantes das entidades Albergue Leon Denis, STAN, João 3:16 e Fraternidade O Caminho, da Polícia Militar, Guarda Municipal e técnicos da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) participaram na tarde desta segunda-feira (23), na sede da fundação de reunião para estabelecer protocolo de atendimento emergencial à população em situação de rua.
Durante o encontro coordenado pela gerente da FMDS Kelly Delpizzo, ficou estabelecido o seguinte fluxo de atendimento:
- Acolhimento Institucional 24 horas no Albergue Leon Denis , bairro São João, para os indivíduos do sexo masculino que desejarem sair das ruas durante o período da quarentena.
- Acolhimento 24 horas na STAN – Casa de Passagem, para mulheres e famílias.
- Alimentação (almoço) e higiene pessoal (banho) para pessoas de ambos os sexos que recusarem o acolhimento serão ofertados pela entidade João 3:16.
Os encaminhamentos para as entidades parceiras serão feitos pela equipe de Abordagem Social da FMDS e pelos órgãos de segurança. Também será oferecido deslocamento para as pessoas que quiserem retornar para seus municípios de origem, mediante avaliação da equipe técnica da fundação.
As irmãs da paróquia de Oficinas também realizam um trabalho com os moradores de rua há três anos. Elas entregam refeições e prestam apoio, porém, com o novo protocolo, as atividades serão suspensas nos próximos dias e serão centralizadas nos endereços estabelecidos pela prefeitura.
“Em tempos de Covid-19 atender às pessoas em situação de rua é um desafio. Apesar da oferta de espaços de acolhimento, alimentação e higiene pessoal, muitos ainda irão preferir continuar nas ruas, principalmente pela questão da dependência química. Neste momento, nossa responsabilidade é oferecer condições mais seguras, por isso, em parceria com as entidades, buscarmos as soluções possíveis”.
A prefeitura irá apoiar as entidades com o fornecimento de marmitas, gêneros alimentícios, produtos de higiene e com servidores para auxiliar na limpeza dos espaços.