sábado, 02 de março de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
20/08/2019 15h25

Mês do Voluntariado no HNSC: grupos da comunidade ajudam a cuidar do bem-estar dos pacientes

O HNSC conta, atualmente, com 15 grupos de voluntariado, somando aproximadamente 300 participantes que atuam das mais variadas formas em diversas especialidades do Hospital
Mês do Voluntariado no HNSC: grupos da comunidade ajudam a cuidar do bem-estar dos pacientes

28 de agosto é o Dia Nacional do Voluntariado, que celebra as pessoas de corações generosos que se mantém na missão de ajudar o próximo com amor e dedicação, fazendo a diferença na vida de quem mais necessita. 


Em troca, os milhares de brasileiros que desenvolvem essas atividades ganham a possibilidade de aprender, conviver com situações diferentes e vivenciar emoções que podem gerar uma grande satisfação pessoal. 

  

Aproveitando a data, o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), de Tubarão, dedicará este mês para reconhecer o trabalho de grupos de moradores do município e região que atuam em vários setores do Hospital. São pessoas que ajudam os doentes para que a passagem pela internação se torne uma experiência de descoberta e aprofundamento do sentido da vida.


 A presença solidária dos voluntários infunde esperança e fé, de acordo com os princípios éticos e cristãos da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), instituição filantrópica com mais de 120 anos de atuação no Brasil que administra o HNSC.

 O HNSC conta, atualmente, com 15 grupos de voluntariado, somando aproximadamente 300 participantes que atuam das mais variadas formas em diversas especialidades do Hospital. Esse trabalho já é realizado na Instituição há mais de 40 anos e, nesse período, foram contabilizados cerca de 100 mil atendimentos aos pacientes. 

 

Homenagem em Florianópolis

Na última semana, os coordenadores desses grupos estiveram em Florianópolis para receber homenagem na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em um seminário que teve como objetivo promover a integração entre parlamentares e dirigentes de instituições de saúde, visando melhorar a capacitação para o voluntariado e coletar informações sobre os serviços hospitalares oferecidos à população catarinense. 

De acordo com o diretor executivo do HNSC, Fábio Tadeo Teixeira, que acompanhou a comitiva até a capital catarinense, os voluntários são motivo de orgulho para o Hospital. “Nossa entidade é uma das que mais possui voluntários no estado. Essa homenagem representa a gratidão da comunidade pelo grande trabalho que esses voluntários fazem, seja no auxílio aos pacientes ou na capitação de recursos que torna viável o funcionamento de entidades filantrópicas”, afirma. No dia 28 deste mês, os voluntários do HNSC receberão uma homenagem especial da Instituição, através de um café organizado especialmente para eles. Já no dia 29, será celebrada uma missa na Catedral Diocesana de Tubarão pelo Bispo Dom João Francisco Salm e o Pe. Nivaldo Antonio Ceron, capelão do Hospital. 

 

Os grupos de voluntários do HNSC

Alguns grupos atuam diretamente em setores específicos do Hospital, como é o caso da Associação de Voluntárias da Pediatria (Avope), fundada em 1994. A Avope contribui nas necessidades das crianças internadas e busca humanizar o atendimento por meio de ações em datas comemorativas, como a Páscoa e o Natal, promovendo a integração dos pequenos e seus familiares. Já a Associação de Voluntárias da Maternidade (Avoma), fundada em 1997, promove visitas às gestantes, dá orientações sobre aleitamento materno, fornece kits de enxoval aos recém-nascidos e contribui para captação de recursos financeiros em favor do Centro Materno do Hospital. 

 Mais uma equipe que atua diretamente nos setores é o Grupo de Voluntárias da Oncologia (Unionco), formado em 2006. A equipe visita pacientes oncológicos, realiza campanhas de prevenção e orientação sobre o câncer, promove a confecção de perucas, lenços e turbantes para pessoas que passaram ou estão em tratamento com quimioterapia, organiza o Bazar Beneficente e confraternizações em datas especiais, como Dia das Mães e Dia dos Pais. Há ainda a Associação Mãos Que Salvam Vidas (Amavi), fundada em 2006, formada por lideranças empresariais e representantes de grupos de classe atuantes em causas sociais de Tubarão e região, com a finalidade de viabilizar as ações e projetos do HNSC. 

 Outra forma muito importante de atuação dos voluntários é com grupos de oração, como os Ministros das Eucaristias e as Samaritanas, fundados em 1979, que levam o Sacramento da Eucaristia aos pacientes diretamente nos leitos. O Grupo Mãe Peregrina, fundado em 2000, também reza o terço em procissão nos corredores do Hospital, conduzindo a imagem da Nossa Senhora. Já o Grupo Evangélicos Alegrar, que atua desde 2008, promove momentos de descontração aos pacientes e acompanhantes por meio de canções e orações. 

  

Também existem voluntários que dedicam seus talentos para oferecer materiais e serviços aos pacientes. Caso do Grupo de Voluntários da Costura Irmã Emélia, formado em 1996. O Grupo confecciona os enxovais para os bebês da Maternidade e roupas de crianças e adultos para serem vendidas no Bazar, visando reverter em recursos financeiros que auxiliarão nas necessidades dos pacientes atendidos no Setor de Emergência. A Missão Família Irmã Demétria, fundada em 2000, também produz tricô, crochê e pintura em tecido para serem comercializados no Bazar, revertendo em benefícios para o Setor Coração de Jesus.

O Grupo de Voluntários Raio de Luz, atua desde 2000 levando mensagens de esperança e alegria por meio da música nos diversos setores do Hospital, e também realiza campanhas de doação de fraldas, roupas pessoais e cestas básicas. Já a Pastoral da Escuta, formada em 2004, visita diariamente pacientes em longa permanência e arrecada roupas para serem vendidas no Bazar, recursos que serão revertidos para as necessidades dos pacientes internados no Setor 9 do HNSC. Os dois grupos com atuações mais recentes no Hospital são os Voluntários do Bem, formado em 2017, e o Projeto Vida, criado em 2018. Ambos visitam os pacientes internados, principalmente aos que não recebem visita de familiares, disponibilizando tempo para ouvi-los e levar esperança com conversas e músicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.