A validação foi feita entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Ministério Público Federal (MPF) para a instalação de 1.140 novos radares para monitorarem 2.278 faixas de rodovias federais não concedidas à iniciativa privada.
Segundo o Dnit, os locais escolhidos são frutos de um estudo feito em 2016. Santa Catarina seria o estado que mais receberia radares. Minas Gerais, o segundo mais contemplado, tem 121 pontos mapeados para instalação.
No entanto, como devem ser priorizado trechos efetivamente necessários e de caráter educativo, o número final de radares ainda poderá ser redefinido. Ainda não há definição de investimento para as estruturas.
Pontos mapeados para radares em SC
RodoviaRadares previstos
BR-28280
BR-10157
BR-47035
BR -28016
BR-1637
BR-1536
BR- 1581
Fonte: Dnit
Na sentença judicial de terça-feira da juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal em Brasília, o Dnit tem um prazo de 2 meses após a homologação do acordo para apresentar estudos e instalar os radares em pontos de risco médio, alto e muito alto de áreas urbanas e altos e muito altos nas áreas rurais.
Os novos radares farão o monitoramento de faixas em rodovias federais não concedidas à iniciativa privada, ou seja, não cobrirão rodovias estaduais, municipais ou federais administradas por empresas contratadas.
A medida vai contra contra a suspensão de instalação desses equipamentos definida pelo presidente Jair Bolsonaro. Foram quase 4 meses entre a decisão do governo e o acordo na Justiça.