segunda, 26 de fevereiro de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube E-mail
48 3191-0403
Geral
26/07/2019 16h20

Videoconferência une Laguna e Itália para apresentar projeto ‘Uma rosa por Anita’

"Daqui para a frente serão praticados diversos atos rumo ao bicentenário", frisa o escritor Adílcio Cadorin, entusiasta da história de Anita Garibaldi e um dos nomes que está à frente das comemorações em solo brasileiro
Videoconferência une Laguna e Itália para apresentar projeto ‘Uma rosa por Anita’

Historicamente conhecida como a terra natal da heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi, Laguna recebe no próximo dia 02 de agosto (sexta-feira), às 13h, uma videoconferência internacional que unirá o município às cidades italianas, que fazem parte das comemorações do bicentenário da lagunense. O encontro integra o projeto ‘Due mundi e una rosa per Anita‘ (Dois mundos e uma rosa por Anita, em português).

A iniciativa, em Laguna, tem a promoção do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e governo municipal e conta sua programação com apresentações de produções audiovisuais e explicações sobre o projeto, que terá seu ápice em 2021, quando se comemoram os 200 anos de nascimento.

“Daqui para a frente serão praticados diversos atos rumo ao bicentenário”, frisa o escritor Adílcio Cadorin, entusiasta da história de Anita Garibaldi e um dos nomes que está à frente das comemorações em solo brasileiro. A videoconferência deve contar com a presença de autoridades de outras cidades da Amurel. “Vamos apresentar a programação do plantio da rosa em Laguna e as comemorações do dia 30 de agosto”, resume a presidente da Fundação Lagunense de Cultura (FLC), Mirella Honorato.

Comemorações dos 200 anos iniciam em agosto

As homenagens dos 200 anos em Laguna vão ser iniciadas a partir do dia 30 de agosto deste ano, com a entrega da revitalização da casa histórica (ao lado da igreja matriz), onde a heroína teria se vestido para o primeiro casamento em 1835. Exemplares da rosa de Anita devem ser plantadas no jardim da residência.

Para o dia 31, segundo Mirella, “a FLC, junto com o Instituto CulturAnita está preparando um belo espetáculo: ‘Vida e Morte de Anita’, com encenações. Será uma versão reduzida da ‘Tomada de Laguna'”. Em 2019, são comemorados 198 anos do nascimento da heroína.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: Agora Laguna
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.