A nova ponte, que se juntará às outras cinco principais no município sobre o rio Tubarão, será construída, segundo o prefeito, a partir da rua Uruguai (uma quadra após o Farol Shopping), em direção à rua Padre Nóbrega, na margem esquerda.
“Faz aproximadamente 40 anos que a última ponte foi construída em Tubarão. A mobilidade urbana necessita de novas obras, é uma reivindicação antiga da população, e agora sairá do papel. É um avanço imensurável para nossa cidade”, avalia o prefeito.
Joares diz ainda que os recursos do Finisa, um montante de R$ 30 milhões, serão utilizados também para a reforma total do terminal urbano ao lado do Mercado Público, a reforma do Colégio Mauá, que será transformado em um Centro de Educação Infantil (CEI), pavimentações de algumas ruas e parte da infraestrutura do parque industrial do São João. “A ponte será a primeira obra com os recursos do Finisa, mas virão em seguida todas estas. É um compromisso nosso com a cidade”, pontua.
O projeto da ponte já está pronto – feito pela empresa Iguatemi -, e precisará apenas passar pelo setor de engenharia da prefeitura para os devidos ajustes. Ela contará com pistas de rolamento, ciclovia e passagem para pedestres.
O prefeito diz ainda que, além desta, outra ponte também será construída, mas com recursos do Fonplata (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata). A localização da que será a sétima ponte será entre a antiga rodoviária, vindo pela rua Osvaldo Cruz, em direção à rua Luiz Pedro de Oliveira, na margem esquerda.
“Tanto as pontes como as demais obras que serão feitas com os recursos destes financiamentos serão transformadoras para Tubarão. Elas irão acelerar o desenvolvimento da cidade, incrementar a economia, valorizar imóveis, enfim, será um marco de crescimento para nosso município”, conclui Joares.
Passarela parada
As obras da passarela de concreto em frente à Unisul permanecem paralisadas. Pela segunda vez desde que foi iniciada sua construção, em março, os trabalhos precisaram ser paralisados por conta de entraves jurídicos impetrados pela outra empresa que participou da concorrência. Agora, é preciso aguardar a decisão do Tribunal de Contas do Estado. A travessia de concreto armado protendido terá cerca de quatro metros de largura - dois metros livres para a ciclofaixa e 1,5 metro livre para os pedestres e cadeirantes. A passarela ficará apoiada sobre quatro colunas, além das duas colunas nas cabeceiras. O projeto prevê, ainda, a instalação de todo o sistema de iluminação.