O ato de entrega foi realizado no hangar da Base Aérea de Florianópolis, com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (representando o presidente da República, Jair Bolsonaro), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o governador Carlos Moisés, o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, além de outros secretários estaduais e municipais, prefeitos e autoridades.
“O Governo do Estado quer atender a todos os municípios. Precisamos nos preocupar com aqueles que não se desenvolveram. Sem educação, não chegamos a lugar algum, e não é possível ter uma boa educação sem um transporte adequado, uma boa merenda”, afirmou o governador.
De acordo com Moisés, o Estado também atua para aliar o ensino à realidade do mercado, reduzindo a distância entre a teoria e a prática. Ele ainda agradeceu aos deputados federais pelo empenho em viabilizar a emenda que garantiu os recursos para a compra dos ônibus.
O ministro da Educação também parabenizou o empenho dos catarinenses por escolher, na avaliação dele, pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Brasil. “São 116 ônibus, 93 municípios, que podem mudar muito o dia a dia das crianças. Graças a pessoas como os catarinenses, vamos mudar o país, dando maior importância à educação básica, à primeira infância. Santa Catarina está sendo ponta de lança desse processo que está mudando o Brasil”, afirmou o ministro.
A entrega dos ônibus faz parte do programa Caminhos da Escola. O investimento para a compra dos 116 veículos foi de R$ 22 milhões, com recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), provenientes de emenda da bancada parlamentar catarinense. Cada micro-ônibus tem capacidade para 29 alunos e acessibilidade total. A manutenção dos veículos caberá aos municípios beneficiados.
“Para mensurar a importância desta entrega, ressaltamos que, entre 2011 e 2016, Santa Catarina adquiriu 252 ônibus escolares. Já esta aquisição, contratada em fevereiro de 2019, representa um aumento de 46% da frota. No início da gestão, fomos procurados pelo Fórum Parlamentar Catarinense para retomar o processo, que aguardava uma resolução desde 2017. Realizamos um mutirão para regularizar os documentos e participar da ata de registro de preços do FNDE. Hoje podemos celebrar hoje esta conquista para a Educação em Santa Catarina”, destacou Uggioni.
Municípios do Sul beneficiados
Balneário Arroio do Silva 1
Jacinto Machado 2
Morro da Fumaça 1
Orleans 1
Passo de Torres 1
São João do Sul 1
Siderópolis 1