sexta, 26 de julho de 2024
Facebook Instagram Twitter Youtube TikTok E-mail
48 3191-0403
Geral
08/07/2019 22h44

Santa Catarina registra 31 casos e uma morte por Gripe A em uma semana

O paciente não teve a identidade revelada. Até o momento o Estado registrou 19 mortes, sendo 17 pelo subtipo A (H1N1) e dois pelo subtipo A (H3N2).
Santa Catarina registra 31 casos e uma morte por Gripe A em uma semana
Uma nova morte por Gripe A (H1N1) foi confirmada nesta segunda-feira (08) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive/SC). O paciente era morador de São João Batista e fazia parte do grupo de risco, pois apresentava imunodeficiências. Ele não teve a identidade revelada. Até o momento o Estado registrou 19 mortes, sendo 17 pelo subtipo A (H1N1) e dois pelo subtipo A (H3N2). 


A Diretoria afirma que o número de ocorrências está dentro do esperado para o período com uma redução considerável se comparado ao mês de junho de 2018 quando foram registrados 115 casos da doença em SC, enquanto neste ano o número caiu para 75.

O órgão ressalta que o perfil dos casos mostra a importância de a população procurar o serviço de saúde mais próximo de casa aos primeiros sinais e sintomas de gripe para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos etc.).

O número de casos da doença cresceu consideravelmente no intervalo entre os levantamentos da Dive/SC: 31 confirmações em sete dias. Desde o início deste ano até sexta-feira (05), foram confirmados 199 casos de gripe em Santa Catarina, sendo 164 pelo H1N1, 22 pelo H3N2, 8 pelo vírus Influenza B e 5 ainda em análise de subtipagem.

Casos de Influenza por município:

Chapecó: 25 casos;

Florianópolis: 21 casos;

Blumenau e Joinville: 18 casos;

Balneário Camboriú: 12 casos;

Brusque: 9 casos;

Lages e São José: 8 casos cada;

Itajaí, Jaraguá do Sul, Palhoça, Pomerode e Tubarão: 4 casos;

Balneário Barra do Sul, Coronel Freitas, Laguna e São Bento do Sul: 3 casos cada;

Biguaçu, Braço do Norte, Camboriú, Campos Novos, Canoinhas, Concórdia, Cunha Porã, Maravilha, Mondaí, São Francisco do Sul, São João Batista, Tijucas e Timbó com 2 casos cada; Abelardo Luz, Araquari, Armazém, Arvoredo, Botuverá, Criciúma, Flor do Sertão, Galvão, Itaiópolis, Itapoá, Jacinto Machado, Lauro Muller, Luiz Alves, Luzerna, Navegantes, Paial, Penha, Rio do Sul, Sombrio, Tunápolis e Turvo, possuem um caso cada;

Há também um registro de paciente residente em São Paulo, mas que foi atendido em Santa Catarina.

Prevenção

Algumas medidas de prevenção para evitar a gripe são recomendadas como higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool gel, principalmente depois de tossir ou espirrar;

Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);

Hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: NSC Total.
HC Notícias
48 3191-0403
48 9 8806-3734
Rua Altamiro Guimarães, 50
88701-300 - Centro - Tubarão/SC
Hora Certa Notícias © 2019. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.